Juazeiro do Norte (CE): Astronomia ganha destaque na terra do Padre Cícero

A divulgação e os estudos da Astronomia ganham força na terra do Padre Cícero. Um apaixonado pelo espaço e sua imensidão, o astrônomo e pesquisador Valmir Martins de Morais, está desenvolvendo vários trabalhos voltados para os estudos da área, no intuito também de divulgar a região do Cariri por meio do Núcleo de Astronomia (N-Astro), criado em 2009.

Com isso, os admiradores dos astros e estudiosos ganham um espaço destinado às pesquisas e à divulgação. Valmir Morais iniciou os seus primeiros estudos aos 16 anos. Por conta de várias atividades nacionais e internacionais, coordena a Semana Mundial do Espaço (World Space Week), realizada em 50 países, com a efetiva participação do Brasil, desde que assumiu a coordenação em 2011. É o maior evento internacional público dedicado ao espaço.

Iniciado no último dia 4, o evento acontece até hoje e envolve atividades em todos os países participantes. Outros eventos realizados na região, segundo o coordenador, têm sido importantes na finalidade de divulgar a Astronomia.

A Hora do Planeta, realizado em março, na Colina do Horto, é um deles. Neste ano, participaram do evento mais de mil pessoas, com projeções na estátua do Padre Cícero de imagens da atual situação em que se encontra a Terra, promovendo uma reflexão da humanidade, além do observatório com equipamentos particulares e do N-Astro.

E esse trabalho continua sendo realizado nas escolas, universidade e comunidades, no intuito de levar o conhecimento da Astronomia para a população. Tanto que uma programação é desenvolvida durante esta semana, ocorrendo desde a última quinta-feira, por meio do Núcleo de Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Juazeiro, para a Semana Mundial do Espaço.

Na segunda-feira, das 9 horas ao meio-dia, o N-Astro disponibilizou, em frente ao auditório dos Kariris, no campus Juazeiro do Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o telescópio motorizado Celestron, de 203mm de abertura, com filtro solar Baader, para observação do sol e suas manchas.

Observação
De acordo com Valmir, essa atividade possibilitará ao público a observação do planeta Vênus, em fase crescente. "Serão distribuídos folhetos sobre a importância das pesquisas espaciais (Astronomia e Astronáutica) para a melhoria de nossa vida diária", afirma. As atividades contam com a parceria do Núcleo, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão financiador das atividades de pesquisa e divulgação. No mesmo local serão apresentados painéis da exposição "Paisagens Cósmicas, da Terra ao Big Bang". Ontem e hoje, das 8h30 às 12 horas, a programação vem sendo na Escola Figueiredo Correia, também em Juazeiro, onde são apresentada a exposição "Paisagens Cósmicas, da Terra ao Big Bang", composta de 20 painéis fotográficos com imagens de galáxias, nebulosas, aglomerados estelares, sol, lua e planetas do sistema solar, captadas por telescópios e sondas espaciais.

No mesmo espaço, está sendo exibido um painel gigante intitulado "Universo em Evolução", que relata a evolução do universo, do Big Bang ao futuro.

De acordo com o astrônomo, na última edição da Semana Mundial do Espaço, em 2011, em que foram realizados 667 eventos em 52 países, o Brasil destacou-se por contribuir com 39 deles, efetivados em praticamente todas as suas regiões.

No ano passado, o número de eventos no Brasil também superou os realizados por países da Europa, como Espanha, Itália, Alemanha e Portugal. A expectativa é que, neste ano, os eventos realizados no Brasil cheguem a 50. A semana conta com as colaborações da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), em que participam mais de nove mil escolas, além da Associação Brasileira de Planetários. O trabalho vem sendo divulgado junto aos colégios do Ceará por meio das coordenações regionais de educação e das unidades dos IFCE.

O tema da Semana Mundial do Espaço, nesta edição, é "O Espaço para a segurança e proteção do homem". Foi escolhido para celebrar as muitas maneiras como satélites de navegação, observação e telecomunicações melhoram nossa vida diária e ajudam a preservar o meio ambiente. Valmir Morais cita alguns exemplos da utilização dos satélites, como o apoio aos esforços de ajuda humanitária e o planejamento da entrega de alimentos e medicamentos em área remotas, por exemplo.

O evento mundial tem a coordenação da Organização das Nações Unidas (ONU), com o apoio da World Space Week Association (WSWA). O astrônomo participou do Programa Internacional de Observação do Cometa Halley no Estado e atua com foco em asteroides.

Semana Mundial ocorre em mais de 50 países
A Semana Mundial do Espaço é o maior evento internacional público dedicado ao espaço, com comemorações em mais de 50 países. Foi estabelecida pelas Nações Unidas através da Resolução 54/68, da Assembleia Geral, de 6 de dezembro de 1999, como uma celebração internacional de contribuição da ciência e da tecnologia espacial para a melhoria de vida das populações.

O evento, que ocorre de 4 a 10 de outubro, é assinalado pela comemoração de dois eventos marcantes da era espacial: o lançamento do primeiro satélite artificial, Sputnik 1, abrindo o caminho para a exploração espacial, em 4 de Outubro 1957; e a assinatura do Tratado sobre os princípios que governam as atividades dos Estados na Exploração e uso do Espaço, incluindo a Lua e os outros corpos celestes em 10 de Outubro 1967.

A Semana é coordenada pelo Comitê da ONU para o Uso Pacífico do Espaço Exterior e do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior com o apoio da instituição não governamental World Space Week Association (WSW). A WSW, voltada para educação espacial, é membro da International Astronautical Federation (IAF) desde 1997. Lidera uma equipe global de Coordenadores Nacionais.

Mais informações
IFCE Juazeiro - Coordenação do Núcleo de Astronomia
Av. Plácido Aderaldo Castelo, 1646
Bairro Planalto
Telefone: (88) 2101.5327

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis