Plantão Infotech: Smartphone pode ficar 10% mais barato e governo prevê maior procura

O Governo Federal anunciou um corte nos impostos dos smartphone vendidos no Brasil. A previsão é de queda de quase 10% no preço dos aparelhos. E não é só a redução de preço do aparelho. De acordo com especialistas, o baixo custo do smartphone também vai ajudar muita gente que nunca teve contato com a internet, a ficar conectada com a rede mundial.

Falamos sozinhos pelas ruas da cidade. Caminhamos de olho numa tela que levamos nas mãos. Andamos com fios nos ouvidos. O telefone celular mudou o nosso comportamento e o smartphone, esse aparelho esperto, trouxe transformações ainda maiores para a nossa vida.

E o que você faz e usa no seu celular? “Eu uso SMS, ligo, tiro fotos, e-mail e música”, conta Roni Alex Encarnação Lopes, promotor de eventos.

“Eu uso mais para mandar mensagem, falar com o pessoal e entrar na rede social”, revela Luis Henrique de Almeida, técnico de suporte.

“Acessar internet enquanto eu estou no trânsito, ler alguma coisa, ou então acessar e-mails. O que eu puder responder, eu respondo também. Agiliza um pouco, ajuda”, explica uma mulher.

O smartphone já substituiu mais de 50 itens que agora, estão todos dentro dele: a máquina fotográfica, o gravador, o GPS, a bússola e muitos aplicativos do computador.

“Ele é um verdadeiro canivete suíço com uma série de funcionalidades novas para o usuário agrupadas em um dispositivo só, conectado à internet, aos amigos, ao que passa ao mundo, ao seu redor. Uma peça que dorme junto com o usuário, que nos momentos mais íntimos do usuário ele tá sempre presente”, comenta Dário Dal Piaz, diretor de ecossistemas.

Uma pesquisa feita por uma revista revela que 40% dos brasileiros têm no smartphone o principal instrumento para fazer negócios. E 68% utilizam o smartphone enquanto estão no transporte público. E essa pesquisa mostra que 58% dos brasileiros consultam o smartphone a cada 30 minutos. E 30% consultam a cada 10 minutos, para ver se alguém telefonou ou mandou mensagem, alguma coisa.

E se consegue coisas incríveis no smartphone, por exemplo, em plana Avenida Paulista é possível ver como está o céu, onde estão todos os planetas e as constelações, como a constelação de Pégasos e o planeta Urano. “Aonde eu vou ele está comigo”, afirma um rapaz.

A procura pelos smartphone deve aumentar ainda mais com a redução dos impostos anunciada pelo Ministério das Comunicações. “A gente tem uma gama enorme de pessoas que nunca acessaram a internet e esse dispositivo móvel, smartphone, vai ser a única forma de acesso ou principal forma de acesso pra esses usuários. Uma redução vai de preço vai permitir que essas pessoas acessem a internet e tenham acesso a todas essas facilidades que o smartphone traz para esses usuários”, fala Dário Dal Piaz.

A isenção de PIS e COFINS deve provocar uma redução de quase 10% no preço do aparelho. De acordo com a Anatel, hoje no Brasil, existem quase 50 mil linhas de aparelhos inteligentes que utilizam a tecnologia 3G que permite o acesso à internet.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis