F-1: Webber desbanca Vettel e é pole na Coreia. Alonso é o 4º e Massa, o 6º

O favoritismo era todo de Sebastian Vettel no treino classificatório para o GP da Coreia do Sul. E foi assim até o cronômetro zerar no circuito de Yeongam. Aí apareceu, de surpresa, a outra RBR: Mark Webber roubou a cena e vai largar na pole position no domingo. No apagar das luzes, o australiano cravou o tempo de 1m37s242 e desbancou Vettel, que tinha sido o mais rápido nas duas primeiras partes da atividade e em dois dos três treinos livres do fim de semana. O vice-líder do campeonato ficou com o segundo lugar no grid, com 1m37s316. O espanhol Fernando Alonso (Ferrari), líder da temporada, largará em quarto, logo atrás do inglês Lewis Hamilton (McLaren), com quem divide a segunda fila.

Depois de acabar com jejum de pódios no GP do Japão do último domingo, Felipe Massa segue mostrando crescimento na temporada. O piloto da Ferrari avançou à superpole pela sexta vez na temporada e conseguiu o sexto melhor tempo. Ele largará entre os carros da Lotus: Kimi Raikkonen parte em quinto e Romain Grosjean - apelidado de "maluco da primeira volta" por Webber no Japão - é o sétimo. Bruno Senna não teve o mesmo sucesso. O brasileiro da Williams acabou eliminado no Q1 e terá que largar em 18º. Pastor Maldonado, seu parceiro de equipe, ficou com o 15º lugar no grid, confirmando as dificuldades dos carros do time inglês no circuito asiático.

Após não conseguir bater o tempo de Webber, Vettel deu a entender pelo rádio que teria sido supostamente atrapalhado pela aproximação com Massa no final da atividade. Após o treino, porém, o alemão fez questão de eximir o brasileiro de culpa: 'Se alguém tem que levar a culpa, este alguém sou eu. Foi erro meu'.

Esta é a segunda pole de Webber na temporada (a primeira foi no GP de Mônaco, onde saiu vitorioso), a 11ª na carreira e a 200ª de um carro de motor Renault. É também a segunda dobradinha consecutiva da RBR, que mostra força nesta reta final de temporada. A escuderia austríaca deu um salto de qualidade a partir do GP de Cingapura, com um novo conceito de DRS duplo, que proporciona ganho de desempenho em trechos de alta velocidade.

Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis