Juazeiro do Norte (CE): Câmeras atuam na fase experimental

Mesmo com o início dos trabalhos de forma experimental, continua sem data para lançamento oficial, neste Município, o sistema de monitoramento por câmeras no Centro, saída e entrada da cidade. O projeto está em fase final de implantação, restando a montagem das câmeras fixas.

A finalização do projeto, segundo a coordenação do sistema, implementado por meio da Secretaria de Segurança, poderá acontecer nos próximos dias, após a avaliação dos procedimentos técnicos nas transmissões de imagens digitais. A previsão era de que os serviços fossem implantado desde o final do primeiro semestre do ano.

Quatro câmeras instaladas no Centro da cidade, em caráter experimental, já foram testadas. Porém, não há um trabalho de acompanhamento dos procedimentos de segurança para atuação dos agentes pela cidade. Conforme a chefia de monitoramento, as equipes já estão sendo mobilizadas para atuar.

Todos já receberam treinamento. São agentes da Guarda Municipal, mas a pretensão é proporcionar um serviço de forma integrada com as outras polícias, Corpo de Bombeiros e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Redução de assaltos
A avaliação inicial, a partir do funcionamento das câmeras de longo alcance, é reduzir a quantidade de assaltos, no Centro, principalmente inibindo as saidinhas bancárias, em 80% nos primeiros meses de funcionamento do projeto.

Serão dez câmeras a partir do início do monitoramento. Duas delas serão na Avenida Padre Cícero, na saída e entrada de Juazeiro e Crato. Estes equipamentos serão fixas, captando imagens de longo alcance das placas dos veículos, fornecendo informações ao sistema, caso os condutores estejam em situação de ilegalidade.

Mais seis móveis estarão nas ruas centrais da cidade, principalmente, nas área de maior movimentação do comércio, priorizando agências bancárias. A coordenação dos serviços afirma que, desde que foram iniciadas as instalações, vários procedimentos técnicos tiveram de ser tomados, principalmente, relacionados à ligação à redes de energia específicas a cada câmera, além das mudanças de postes, onde as câmeras foram disponibilizadas.

Bancos
A intenção é aproveitar áreas mais amplas e com foco nas entradas dos bancos, a exemplo de uma delas que foi afixada na Praça Padre Cícero, priorizando as ruas São Pedro e São Francisco, no Centro. O poste teve de ser colocado para o outro lado da rua, para visualizar a fachada da agência do Banco do Brasil.

O acompanhamento das imagens será feito de uma sala de monitoramento, na Secretaria de Segurança. O sistema contará com câmeras de longo alcance, com giro de 360 graus. Serão detalhes captados pelas lentes especiais "speed dome", com até 800 metros de captação de imagens. A meta com o sistema de monitoramento é reduzir a criminalidade em Juazeiro.

A câmera instalada entre a Avenida Castelo Branco e a Rua Padre Cícero, por exemplo, registra imagens de dentro do Ginásio Poliesportivo. Os agentes da Guarda Municipal e Demutran acompanharam os primeiros recursos disponibilizados com o sistema de segurança por meio do "vigimonitoramento".

O processo foi iniciado com três das dez câmeras. Foram as que ficam localizadas entre as ruas São Pedro e Leão XIII; São Pedro e Carlos Gomes e a da Avenida Castelo Branco e Rua Padre Cícero. A outra fica na Rua São Francisco. Mais duas estão na Praça do Giradouro e entre as avenidas Padre Cícero e a Castelo Branco.

Expansão
As câmeras terão funcionamento 24 horas. A perspectiva é que sejam instaladas mais equipamentos nas saídas para os municípios de Barbalha e Caririaçu. Outros bairros movimentados também poderão receber o sistema de vigilância eletrônico, a exemplo dos Franciscanos e Pirajá, onde funciona um polo comercial da cidade.

Além de combater a criminalidade, o projeto prevê uma redução significativa das infrações de trânsito. Segundo a coordenação, dentro do processo experimental, esses têm sido os principais problemas constatados.

Revezamento
As equipes da segurança estarão disponíveis na sala de monitoramento para averiguar os diversos problemas identificados na cidade e acionar a segurança.

As equipes treinadas se revezam na realização da vigilância. Estão disponíveis cinco monitores, dois pequenos e outros três em telas de 42 polegadas, para dar visibilidade de vários ângulos dos locais. O aumento dos assaltos registrados nos estabelecimentos comerciais de Juazeiro do Norte, além das "saidinhas" bancárias motivou várias reuniões dos lojistas com responsáveis pela segurança, no intuito de atuar com o sistema de "vigimonitoramento". O projeto deverá ser fortalecido por meio de um sistema de vigilância por câmeras, implantado pelos próprios empresários da cidade.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis