Crato (CE): Campanha busca beneficiar crianças

Com o objetivo de beneficiar cerca de 300 crianças em tratamento contra o câncer e outros males, na região do Cariri, o Instituto Anjos da Enfermagem está realizando a campanha "Brincar é um direito", para arrecadar brinquedos. A ação é executada nacionalmente. São 16 Estados parceiros da entidade, por meio dos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren), Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e universidades.

A entrega dos presentes, que acontecerá no próximo dia 12, quando é comemorado o Dia da Criança, será no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha. A unidade de saúde é referência em oncologia. Na ocasião, os voluntários e acadêmicos da área vão elaborar um ato festivo.

No Ceará, além do núcleo Cariri, o instituto atende a crianças do Hospital Albert Sabin. Nacionalmente, a expectativa é entregar mais de cinco mil brinquedos. Diante das demandas dos pequenos em outros tratamentos, além dos oncológicos, neste ano, o programa está estendendo suas atividades de apoio ao tratamento do câncer e humanização da saúde para todas as pediatrias dos hospitais onde atua. Para a coordenadora do Anjos da Enfermagem, Georgina Tavares Duarte Pereira, as atividades da entidade auxiliam no progresso dos tratamentos. "A gente desenvolve estratégias de brincar para suavizar a hospitalização. Já vimos depoimentos de várias mães e crianças que dizem que, após a visita dos anjos, elas melhoram a autoestima e aliviam o tratamento", afirma a coordenadora.

O Instituto Anjos da Enfermagem iniciou suas atividades ainda em 2008, no Crato, quando a então acadêmica, Jaqueline Duarte, percebeu a necessidade de proporcionar momentos de alegria as crianças em tratamento contra o câncer.

A partir daí, ela elaborou o projeto. Hoje, devido ao êxito das ações, o instituto foi incorporado pelos Cofens e Corens. As atividades são realizadas por meio do voluntariado dos estudantes. Na área a iniciativa pioneira tornou-se a maior ação de responsabilidade social da enfermagem brasileira.

Visitas
Atualmente, 952 leitos hospitalares, em 18 instituições de saúde de todo o Brasil recebem, semanalmente, visitas dos anjos, que, caracterizados de palhaços, tentam tornar o período de internação mais leve e menos traumático. Em contato com as crianças, os voluntários fazem brincadeiras, levam jogos, oficinas de pintura, arte e até mágica.

De acordo com os calendários dos hospitais de cada Estado, para conscientizar sobre os serviços, o instituto elabora campanhas de participação, junto a órgãos como os hemocentros e postos de saúde. Além das ações de mobilização da promoção do bem-estar e da arrecadação de alimentos, brinquedos e materiais de higiene, que, geralmente, são doados as famílias das crianças carentes que estão em tratamento.

Em Barbalha, 32 leitos da ala pediátrica por onde passam pessoas de várias cidades da região e de outros Estados, como Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Os Anjos da Enfermagem alegra até os adultos, que, muitas vezes, enfrentam o desgaste emocional de permanecer acompanhando os tratamentos infantis.

Para a campanha "Brincar é um direito", os doadores podem procurar a sede da instituição, onde há um ponto de coleta dos brinquedos. Até agora, a média mínima de objetos ainda não foi atingida. A coordenação dos Anjos da Enfermagem solicita a atenção e colaboração da população e das grandes empresas. Os horários de arrecadação é das 8 às 12 horas e das 14 às 18.

Atendimento

952 leitos de oncologia infantil em todo o Brasil recebem a vista dos voluntários Anjos da Enfermagem em ações lúdicas e de saúde

Mais informações
Instituto Anjos da Enfermagem
Rua Nossa Senhora de Fátima,115
Bairro Pimenta
Crato (CE)
Telefone: (88) 3523.3555

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis