Crato (CE): BPMA e SEMA promovem açõoes para preservação do Sítio Fundão

A Polícia Militar da 4º Companhia do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA) Cariri e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA), por meio do Parque Estadual Sítio Fundão traçaram uma estratégia para segurança no Parque com o intuito de inibir ações que degradam o patrimônio natural, assim como, despertar o sentimento de segurança aos seus visitantes.

A estratégia prevê orientar a população para não incorrer em crime ambiental; realização de rondas em dias e horários alternados no interior do Parque e no seu entorno, com abrangência nos bairros Batateiras e Sertãozinho.

A iniciativa decorreu do corte no posto de vigilância patrimonial fixa da Unidade, porém mesmo com o retorno do posto, as rondas continuam, pois indivíduos ainda adentram a Unidade para fazer uso da área em desacordo com os seus objetivos de criação e arrebentam a cerca para tal fim.

Segundo a gestora do Parque, Rose Feitosa, por conta do forçamento da cerca para adentrar no parque, para fins diversos, desde jogar lixo, necessidades fisiológicas e pesca é preciso manutenção constante no local.

De acordo com o Capitão Rabelo, nesse primeiro momento, a ideia é informar aos cidadãos os objetivos da Unidade e o que constitui crime ambiental. No segundo momento, persistindo o uso em desacordo com a legislação ambiental vigente, os infratores responderão administrativamente e civilmente quando couber.

É oportuno dizer que o Parque recebe em média 100 visitantes/mês, dentre população do entorno que realiza caminhada diariamente no Parque, pesquisadores e estudantes. Às sextas-feiras, o parque oferece uma atividade diferenciada para esse público a partir das 15h30min.

A Unidade está aberta a visitação nos horários entre 6h e 9h e entre às 15h às 18h para caminhadas e contemplação da natureza. As demais atividades de cunho ambiental necessitam de agendamento prévio.

João Boaventura Neto

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis