7 dicas para economizar energia com a geladeira e diminuir MUITO seus gastos

Com as tarifas cada vez mais altas, economizar para não pesar no bolso no final do mês virou uma meta importante. E, quando se fala em gasto de energia elétrica, os aparelhos com ciclo de aquecimento são os mais perigosos. Entre os principais que mais consomem energia, a geladeira aparece no topo da lista. Para ajudar a reduzir seus gastos no final do mês, separamos algumas dicas úteis.

Qual aparelho mais gasta energia elétrica? 
Seguida pelo chuveiro elétrico, a geladeira costuma ser o aparelho que mais gasta energia em uma casa. Ela é responsável por cerca de 25 a 30% da conta de energia no final do mês. Algumas mudanças de hábitos e pequenos cuidados podem ajudar a reduzir a conta.

Mas, lembre-se: esse cuidado deve existir desde a compra da geladeira. Certifique-se de que ela tenha a Etiqueta da Eficiência Energética e o Selo Procel, que indicam os níveis de eficiência energética do produto.

Como economizar energia com a geladeira 

1- Mantenha a porta fechada
Quando você abre a porta do eletrodoméstico muitas vezes, o ar frio sai e temperatura interna sobe. Isso faz com que a geladeira tenha que iniciar o processo de resfriamento todas as vezes em que ela é fechada, e consequentemente aumente o gasto de energia.

2- Roupa molhada na parte de trás é proibido
Nunca coloque roupas para secar nas grades do motor, pois ele precisa circular o ar para manter o ambiente interno resfriado e as roupas bloqueiam a passagem.

3- Descongele mais vezes
Mantenha sempre o interior da geladeira limpo, pois até o excesso de gelo nas paredes força o aparelho a gastar mais energia.

4- Posição certa
Instale a geladeira longe do fogão e de janelas onde batam sol. É indicado que ela fique em um ambiente ventilado e com cerca de 20 cm de distância da parede. O calor faz com que o eletrodoméstico consuma mais energia para poder resfriar.

5- Não guarde comida quente
O calor dos alimentos interfere na temperatura interna do refrigerador e no seu bom funcionamento. Espere a comida esfriar antes de guardar, senão o compressor da geladeira fica ligado por mais tempo para esfriar a temperatura e acaba consumindo muita energia.

6- Facilite a circulação interna de ar
Não forre as prateleiras da geladeira com vidros ou plásticos. Essa atitude também gasta mais energia, pois dificulta a circulação interna de ar.

7- Borracha de vedação em bom estado
Sempre confira se a borracha está em bom estado, pois quando está desgastada é comum que ocorram vazamentos de ar e isso aumenta muito o consumo de energia.

Fonte: iTodas

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis