Crato (CE): I Cavalgada à ‘Mãe da Penha’ leva mais de 500 participantes às ruas na manhã deste domingo

Mais de 500 cavaleiros participaram, na manhã deste domingo, em Crato, da I Cavalgada de Nossa Senhora da Penha, dentro das festividades alusivas à padroeira do Município. O cortejo saiu do local onde se encontra a imagem de Nossa Senhora de Fátima, no barro Branco, às 10 horas. A concentração foi iniciada às 8 horas, mas antes mesmo já havia dezenas de pessoas. O evento passa a integrar as festividades comemorativas à santa. A festa termina na próxima terça-feira, dia 1º, com grande procissão pelas ruas da cidade, e tem como lema este “Com a Mãe da Penha, Em Jesus, Chegamos à Glória. A expectativa da igreja é que de 50 a 60 mil pessoas participem.

A cavalgada foi encerrada por volta do meio-dia, na Sé Catedral, onde foi servida uma feijoada para os participantes, e houve um momento de oração final. As pessoas vieram de diversas comunidades do Crato e municípios vizinho. Este ano, a festa completa 247 anos, além dos 270 anos de chegada da imagem, trazidas por capuchinhos do Estado de Pernambuco.

Homens, mulheres e crianças foram se concentrar aos pés da estátua de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Barro Branco, em Crato, para render louvores e se preparar para a grande jornada pelas principais ruas. Os cavaleiros começavam a chegar desde cedo. Por volta das 10 horas, todos se deslocaram ao centro, após aboios, louvores e orações.

O padre Edmilson Neves, cura da Catedral, destacou a presença maciça no evento dos cavaleiros e disse que a inspiração para criar a cavalgada veio a partir da própria imagem, trazida de Recife para o Crato no lombo dos animais. Além disso, o Município já conta com um grande evento do gênero, que acontece durante a abertura da ExpoCrato. “Se podemos homenagear essa grande festa, porque não prestar esse momento de louvor à padroeira de nossa cidade”, diz ele.

Para o vaqueiro Naldo Brito, esse e um momento de fé, além da confraternização e lazer para os aboiadores. Mais de 40 participantes vieram da sua localidade, no sítio Lameiro. Percorreram cerca de 30 quilômetros, atravessando a cidade, para participar do trajeto. Já o aboiador Geilson Formiga afirma que a maioria dos integrantes da cavalgada também tem marcado presença em outros eventos do gênero, realizados no Crato. Para Francinato Brito, esse primeiro encontro tem sido bem representado, com muitas pessoas. Ele acredita ter tem tudo para ser uma das maiores já realizadas na região. A organização da Cavalgada contou com a segurança e organização dos agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Percurso da procissão na terça-feira, dia 1º
O dia 1º contará com uma programação a partir das 6 horas, com alvorada festiva, celebrações, culminando com a missa às 16 horas, antes da procissão. O cortejo acontece em seguida, saindo da matriz da Sé, pela Rua Dom Quintino, Avenida Maildes de Siqueira, José Marrocos, Monsenhor Esmeraldo, Ratisbona, Bárbara de Alencar, Miguel Lima Verde, retornando à Praça da Sé, para a bênção do Santíssimo Sacramento e encerramento da festa. Neste dia 31, será realizado bingão beneficente, às 20 horas, na praça, de frente à matriz, além de uma ação entre amigos, com vários prêmios e quermesse com pescaria, na loja da Sé, todos os dias.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis