Soneca durante o dia reduz as chances de ataque cardíaco

Além de ajudar a recuperar as energias para o resto do dia, tirar uma soneca depois do almoço pode reduzir as chances de um ataque cardíaco. Um estudo apresentado durante a conferência anual da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Londres, mostrou que homens e mulheres que conseguem tirar um tempinho para dormir durante o dia possuem a pressão arterial cerca de 5% mais baixa, o que diminui os riscos de um evento cardiovascular em 10%.

— Dois influentes primeiros-ministros britânicos eram apoiadores da sesta. Winston Churchill disse que devemos dormir em algum momento entre o almoço e a janta, enquanto Margaret Thatcher não gostava de ser perturbada às 15h — disse o cardiologista Manolis Kallistratos, líder do estudo, em entrevista ao “Telegraph”. — De acordo com a nossa pesquisa eles estavam certos, porque a soneca durante o dia parece reduzir a pressão arterial e pode diminuir o número de medicações anti-hipertensivas necessários.

Pesquisadores do Hospital Geral Asklepieion Voula, em Atenas, na Grécia, acompanharam 200 homens e 186 mulheres, com idade média de 61 anos e hipertensos, sendo que alguns tiravam sonecas regulares. Os resultados mostraram que os que dormiam durante o dia tinham pressão arterial mais baixa em relação aos que passavam o dia inteiro acordados. Sonecas de mais de uma hora alcançaram os melhores resultados.

Segundo Kallistratos, o estilo de vida moderno deveria recuperar alguns hábitos do passado. Durante o dia a dia, a maior parte dos trabalhadores não consegue encontrar tempo para uma sonequinha.

— O sono durante o dia é considerado quase um privilégio por causa da cultura de trabalho entre 9h e 17h e rotinas diárias intensas — disse o pesquisador.

Em média, as leituras de pressão sistólica dos que tiram soneca eram 4% menores dos que os ativos durante todo o dia enquanto estavam acordados, e 6% menor durante o sono noturno. Quando o coração está saudável, a pressão deve diminuir durante a noite. O estudo mostrou que aqueles que conseguiram uma queda significante na pressão enquanto dormiam tiravam em média 17 minutos de soneca a mais do que aqueles em que as leituras se mantinham constantes.

Outras medições de um coração saudável também foram superiores entre o grupo que tirava soneca. Eles tinham pulsação 11% menor, assim como o diâmetro do átrio esquerdo menor.

— Esses resultados mostram que os que tiram soneca têm menos danos causados pela pressão do sangue em suas artérias e no coração — disse Kallistratos. — Nosso estudo mostra que não apenas o sono durante o dia está associado com menor pressão arterial, como as sonecas longas são ainda mais benéficas.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis