6 dicas para quem ignora o programa de fidelidade do cartão

Você não está aproveitando todos os benefícios oferecidos pelo programa de fidelidade do seu cartão de crédito? Ou está perdendo dinheiro ao pagar anuidades altas sem, no entanto, conseguir desfrutar dos prêmios?

Buscar o programa mais adequado ao perfil de consumo, ler o regulamento e monitorar a pontuação acumulada são dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença para quem quer aproveitar os benefícios associados às compras realizadas no plástico.

Os programas de recompensas costumam premiar o consumidor com eletrodomésticos, viagens e descontos em hotéis e restaurantes, entre outros produtos e serviços. Geralmente, o valor do prêmio é proporcional ao valor gasto em compras no plástico: cada dólar gasto no cartão de crédito permite acumular um ponto no programa de fidelidade ligado ao meio de pagamento.

Veja a seguir algumas dicas para você deixar de ignorar os benefícios que podem ser obtidos no programa de fidelidade do cartão de crédito:

1) Verifique se o programa é adequado ao seu perfil 
Para ampliar o uso dos benefícios do programa de recompensas, é necessário, primeiramente, verificar se ele é adequado à forma como você gasta o dinheiro. Do que adianta o cartão oferecer vantagens em programas de milhagem das companhias aéreas se você não viaja com frequência, por exemplo?

Um simulador disponível no site da associação de consumidores Proteste pode auxiliar na escolha do cartão mais adequado conforme os benefícios oferecidos (veja quais são os melhores e piores cartões para acumular pontos).

2) Leia o contrato 
Todo programa de fidelidade tem diversas restrições sobre as quais os usuários devem estar conscientes.

Alguns, por exemplo, podem limitar a utilização de pontos periodicamente, enquanto outros podem também exigir um valor mínimo para realizar a transferência dos pontos para programas de milhagem, por exemplo, diz Maria Inês Dolci, diretora da Proteste.

Ao ler o regulamento, é possível comparar diferentes programas e observar quais podem trazer mais vantagens.

3) Monitore os pontos acumulados
Não basta apenas acompanhar quando os pontos acumulados no programa de recompensas do cartão irão expirar. É necessário verificar se alguma regra para o acúmulo de pontos foi alterada ou se os prêmios foram modificados.

Maria Inês, da Proteste, recomenda que a checagem seja feita de forma frequente. "É comum verificarmos em contratos a possibilidade de alteração das regras do programa a qualquer momento".

Para auxiliar nessa tarefa, o aplicativo gratuito Oktoplus, disponível para celulares com sistema iOS e Android, alerta sobre a expiração de pontos com 60 dias de antecedência.

4) Verifique se a taxa de anuidade compensa
Alguns cartões de crédito, principalmente aqueles que são voltados a clientes de alta renda, oferecem pontuações altas nos seus programas de fidelidade. No entanto, em contrapartida, cobram taxa de anuidade mais cara.

Ainda que o benefício pareça claro, é necessário verificar se o valor que poderá ser obtido na forma de prêmios compensa esse custo adicional, principalmente se as regras para utilização dos pontos forem restritivas.

5) Use o cartão com responsabilidade
Acumular pontos no programa de fidelidade não deve ser o principal objetivo para utilizar o cartão de crédito. Planejar e manter as contas em ordem deve ser a maior prioridade ao realizar compras no plástico.

Ao realizar compras desnecessárias apenas para usufruir de prêmios, o risco de descontrole financeiro aumenta, e o usuário pode acabar tendo de pagar juros altos para quitar o débito, que não compensam eventuais benefícios obtidos.

6) Não esqueça de utilizar outros benefícios oferecidos pelo cartão
Alguns cartões oferecem diversos tipos de proteção, como seguro de vida e seguro viagem que, assim como os benefícios oferecidos por programas de fidelidade, também devem ser considerados na escolha do plástico.

Mas antes de olhar qualquer benefício, o mais importante deve ser o valor de tarifas e taxas de juros cobradas pela instituição financeira pelo uso do plástico. São esses custos que irão determinar se o cartão de crédito realmente é vantajoso e oferece mais benefícios que despesas.

O comparador de cartões da Foregon, hospedado em EXAME.com, pode facilitar a pesquisa. Ele mostra as anuidades cobradas em diferentes cartões e os benefícios oferecidos.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis