Crato (CE): Procissão à Nossa Senhora da Penha conta com mais de 60 mil pessoas

Com celebrações, louvores, fogos, e mais de 60 mil pessoas nas ruas da cidade do Crato, conforme estimativa da igreja, foi encerada na noite de ontem a festa alusiva à Nossa Senhora da Penha, padroeira do Município. Depois de uma semana de extensa programação, os festejos surpreendem pela grande participação popular em seu encerramento, em relação ao ano passado.

De acordo com os organizadores, se esperava mais de 50 mil pessoas, mas antes mesmo do carro-andor chegar com a imagem da santa na praça da Sé, o local já estava repleto de fiéis à espera da grande procissão. Durante o cortejo, a população saudava a santa, com homenagens, fachadas de janelas foram ornamentadas com flores e a imagem de Nossa Senhora da Penha, ou até mesmo chuvas de pétalas, bolas e papel picado. Os aplausos eram constantes, no momento que a imagem passava.

A celebração final ocorreu após às 19 horas, presidida pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico. Antes do cortejo, com o carro-andor e a imagem da ‘Mãe da Penha’, foi realizada missa e, em seguida, a caminhada. A festa tem como lema ‘ Com a Mãe da Penha, em Jesus, Chegamos à Glória’. A cada noite de orações nas comunidades foi trabalhada uma temática diferenciada.

Esse ano são comemorados os 270 anos da chegada da imagem da padroeira da cidade, trazida de Recife, no Pernambuco, pelos frades capuchinhos. Além disso, a igreja comemora os 247 anos de paróquia. O evento religioso, segundo o padre Edmilson Neves, surpreende pela grande participação popular, a fé e a devoção à Nossa Senhora da Penha, cuja imagem chegou ao Crato antes mesmo da cidade ser criada. A santa é também padroeira da Diocese.

Esse ano, a festa de Nossa Senhora da Penha contou com mais dois grandes eventos, a I Cavalgada de Nossa Senhora da Penha, com a participação de mais de 500 cavaleiros, que saíram pelas ruas da cidade, rendendo homenagens à padroeira e, no dia 23, o I Passeio Ciclístico, além dos noitários, leilões, festividades na praça todas as noites e visitas às comunidades.

Devotos também pagaram promessa durante o cortejo, a exemplo da dona de casa Janieria Barbosa da Silva. Ela esteve na festa com a sua filha de apenas um ano de idade, Maria Eduarda, para agradecer. Por pouco a criança não faleceu, quando ainda era recém-nascida “Graças e Deus ela está aqui comigo, saudável, pela intercessão de Nossa Senhora da Penha”, afirma. Todos os anos, estará com a filha na procissão, em agradecimento. Um show pirotécnico e cânticos encerraram a noite de festejos.

A festa de Nossa Senhora da Penha começou com carreata com mais de 2 mil veículos, entre carros e motos, com saída da Capela São João Batista, no bairro Mirandão, seguindo por várias ruas da cidade.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPORTAGEM E FOTO

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis