Juazeiro do Norte (CE): Ciclistas pedem queda de veto na Câmara

Ciclistas e simpatizantes desta modalidade esportiva prometem pressionar a Câmara de Vereadores deste Município para que o Legislativo derrube o veto do Executivo em relação ao projeto de implantação do Sistema Cicloviário de Juazeiro do Norte, que determina a criação de ciclofaixas, ciclovias e bicicletários em diversos pontos da cidade.

O projeto definia, ainda, a implantação dos trajetos cicloviários expressivos para a demanda. Além disso, que fosse agregada aos terminais de transporte coletivo urbano infraestrutura apropriada para a guarda de bicicletas; a abertura de negociações com o Estado para permitir o acesso e transporte no metrô e em ônibus metropolitanos de ciclistas com suas bicicletas, dentre outras ações.

No início da semana, componentes de pelo menos cinco grupos que praticam o esporte em Juazeiro do Norte compareceram a Câmara Municipal para dialogar com os parlamentares a respeito da necessidade da derrubada do veto ao projeto. Dos 21 parlamentares que compõem a atual legislatura, apenas o autor do projeto, vereador Cláudio Luz (PT), participou das conversações com os ciclistas.

Durante o encontro, ficou acordada a criação de um Fórum de discussão sobre a necessidade da implantação imediata do Sistema Cicloviário, ainda sem data definida para ser realizado, com a participação de parlamentares, representantes da Prefeitura e setores da sociedade civil organizada. O Fórum também teria como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre a importância da criação das ciclofaixas ou ciclovias e da necessidade de início de campanhas educativas sobre o tema.

Também ficou acertada a realização de uma Assembleia na primeira semana de março, na Casa legislativa, onde uma comissão formada por dez pessoas, todos integrantes de grupos de ciclistas, encaminhará os pontos discutidos a serem encaminhados para os setores competentes dos governos Estadual e Municipal.

"É importante que a sociedade saiba que o ciclismo, além de melhorias a saúde, também oferece a descoberta de outras demandas que a Cidade possuí. O projeto que estamos defendendo não beneficiará apenas os ciclistas. A gente quer que, paralelo à criação do Sistema Cicloviário, haja a elaboração de toda uma estrutura que também favoreça a população. A criação das ciclovias resultaria na diminuição do fluxo de veículos ocasionando, desta forma, melhoria no trânsito de Juazeiro do Norte, a partir do uso frequente das bicicletas", avaliou Aglaize Damasceno, professora do curso de designe da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e autora do projeto Ciclos, que originou o projeto defendido na Câmara Municipal.

Para o empresário João Almeida, que também pratica o esporte há alguns anos, a aprovação do projeto resultaria, também, na obrigatoriedade de melhorias em diversas ruas e avenidas da cidade. "O que nós estamos buscando é a construção de uma cidade melhor para todos. Não se admite mais, em um momento em que a Mobilidade Urbana é discutida de forma ampla e necessária, que tenhamos ruas estreitas numa cidade que cresce a cada novo dia. É preciso que os loteamentos que estão sendo abertos em Juazeiro do Norte, bem como futuras construções, possibilitem a criação de ruas mais espaçosas garantindo, com isso, que o ciclista tenha condições de segurança para pedalar", observou.

Proprietário de uma loja especializada na comercialização de bicicletas esportivas, o ciclistas Itiberê Sales Fontenele é outro que defende a derrubada do veto do Executivo e a criação imediata do Sistema Cicloviário em Juazeiro do Norte. "O veto do prefeito demonstra a falta de compromisso para com os praticantes desta modalidade e com as questões de Mobilidade Urbana no Município. Ninguém está pedindo nada que não seja possível ser feito. A proposta apresentada na Câmara não define pontos onde as ciclofaixas e ciclovias devam ser estabelecidas. O que queremos é que o sistema seja introduzido em locais possíveis e que haja segurança pra prática do ciclismo", disse.

Para justificar o veto, o Executivo argumentou ter recebido do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) parecer contrário à instalação do sistema cicloviário por conta do crescimento desenfreado da frota de veículos motorizados da Cidade, de 18 mil para 90 mil, entre os anos de 2010 e 2013, estimando-se que, atualmente, a quantidade supere os 100 mil veículos e, ainda, devido à malha viária central e periférica da Cidade ser formada, em sua maioria, por vias estreitas, que, segundo avalia o órgão de fiscalização, deve ser um problema a se resolver aos poucos por meio da adoção de políticas de longo prazo.

Prefeitura
Segundo o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Mâcedo (PMDB), o veto foi necessário porque, na análise da gestão municipal, não há como efetivar a construção do Sistema Cicloviário nos moldes determinados pela matéria do Legislativo. "Não tem como fazer. As ruas de Juazeiro são muito estreitas. Nós estamos realizando um levantamento das ruas e avenidas da Cidade para, então, termos a condição de definirmos onde serão aplicadas as ciclofaixas e as ciclovias. Há todo interesse do nosso governo em atender a esta questão. No entanto, não é possível realizar uma ação como esta da noite para o dia", salientou.

O gestor disse, ainda, que o Município possuí a intenção de realizar a interligação de bairros e um amplo estudo sobre a possibilidade de interligarmos a cidade a Caririaçu, Crato e Barbalha.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte
Praça Dirceu Figueiredo, s/n
Telefone: (88) 3566-1044
Centro

Câmara Municipal
Rua do Cruzeiro, 217

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis