Crato (CE): Governo Municipal lança programa de turismo

“Uma grande oportunidade para o futuro da cidade – O caso de Gramado”, foi o tema da palestra do ex-prefeito deste Município gaúcho, Pedro Bertolucci, na noite de ontem, em Crato, durante o lançamento do Programa Crato Turístico – Procratur, que abre linhas de atuação para o desenvolvimento do setor. O evento foi aberto pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e Turístico do Crato, Venâncio Saraiva, que destacou os principais pontos que serão trabalhados por meio do plano, incluindo o Consórcio Turístico, que envolve sete municípios da região, além da roteirização turística, marketing e divulgação e principalmente a questão da capacitação, enfatizada pelo secretário. O evento contou com a coordenadora geral do Conselho Nacional de Turismo, Lena Brasil, representando o Ministério do Turismo.

Durante a abertura das atividades foi realizada apresentação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, além de componentes da Orquestra do Padre Ágio e um histórico das relações existentes entre Crato e Rio Grande do Sul, e a Itália, pelo documentarista e cerimonialista, Huberto Cabral. Empresários, representantes de instituições como o Sebrae, Associação Brasileira da Bares e Restaurantes (Abrasel – Cariri), além de empresários e secretários de Cultura e Turismo da região estiveram presentes para prestigiar a palestra. O evento foi presidido pelo prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, que esteve acompanhado na ocasião da primeira-dama do Crato, Gil Mattos.

O prefeito Ronaldo destacou a importância do apoio da sociedade para efetivação dos planos de desenvolvimento que favoreçam não apenas do ponto de vista econômico para o Município, mas que possam favorecer, acima de tudo, a qualidade de vida do cidadão cratense. O diretor técnico do Sebrae, Alci Porto, ressaltou aspectos relacionados ao desenvolvimento de etapas importantes para se oferecer um bom produto no segmento do turismo, principalmente junto da comunidade local, ponto enfatizado na palestra de Pedro Bertolucci.

A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, deu ênfase às peculiaridades existentes em Crato, a exemplo da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, a culinária, entre outros aspectos que devem ser cada vez mais valorizados, no intuito de fortalecer a cultura. Ela ainda disse que a Universidade cumpre o seu papel, voltada para apoiar ações em prol desenvolvimento regional.

Já a representante do Ministério do Turismo, que à tarde esteve reunida com secretários de turismo e cultura de sete municípios que formam o Consórcio Regional, disse que esses municípios estão no caminho certo e se prontificou de dar apoio aos projetos. Ainda destacou o Crato, que sai na frente com o projeto em prol do desenvolvimento do turismo e ressaltou recomendações importantes como um maior alinhamento de ações entre os governos estaduais e federal. O turismo religioso, segundo ela, será um dos segmentos do turismo priorizados nesta gestão do governo federal pelo ministério. Além disso, Lena Brasil ressaltou a roteirização e o destaque para as principais áreas de atuação.

Durante a palestra, Pedro Bertolucci, disse que em poucos anos houve um crescimento de 2,5 para cinco milhões de turistas por ano que visitam a cidade de Gramado, com uma população de 32 mil habitantes. Ele destacou importantes eventos criados como produtos turísticos, a exemplo do Natal de Luz e o Festival de Cinema, dentre outros, ao longo dos anos, promovendo o turismo local. O envolvimento da comunidade e processo de preparação dos moradores para atuar no segmento têm importantes para a qualificação, além do processo sustentável desse crescimento nos últimos anos. Fatores culturais estão envolvidos, principalmente no processo de elaboração de ações voltadas ao turismo local. Hoje, a cidade é modelo em turismo. Tanto que, segundo o próprio ex-prefeito, o crescimento no número de visitantes do Brasil e vários países do mundo têm surpreendido. A preocupação agora é como administrar esse crescimento.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis