Crato (CE): Em reunião, Secult e secretarias de Cultura do Cariri reforçam disposição para diálogo e parceria

Um amplo diálogo e uma permanente parceria com as secretarias municipais de Cultura. Essa foi a proposta levada pelo secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, aos secretários de Cultura de municípios da região do Cariri, em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 2/2, na Escola Violeta Arraes, no Crato, antecedendo a primeira edição do encontro “Diálogos Culturais”, promovido pela Secult para debater políticas e propostas com representantes do campo cultural como um todo.

O secretário Guilherme Sampaio saudou os gestores municipais de Cultura, representantes de 13 municípios caririenses, agradecendo pela presença de todos e pelo pronto atendimento ao convite da Secult. “Este é um primeiro momento de contato com os secretários municipais de Cultura, que são essenciais para que se cumpra o objetivo estabelecido pelo governador Camilo Santana e presente no plano de governo, de reforçar as políticas públicas para a cultura no Interior e de ter a cultura como eixo de desenvolvimento do nosso Estado”, destacou, realizando um breve resumo de sua trajetória e das primeiras diretrizes para a gestão da Secult.

“Estou começando pelo Cariri, porque acho que é obrigatório o secretário de Cultura começar por aqui, pela força da região, pelo que ela representa para a cultura e a arte no Ceará”, ressaltou Guilherme Sampaio, citando os compromissos, inclusos no plano de governo, de implantação, no Interior, de quatro centros culturais e de 13 escolas profissionalizantes de caráter cultural e frisando que pretende estar regularmente no Cariri. “Esta reunião é uma afirmação categórica da disposição que temos para trabalharmos juntos”.

A realização da reunião e a disposição da Secult para permanente diálogo com os gestores municipais foram destacadas pelos secretários municipais que participaram da reunião. “Este momento é muito importante. Parabenizamos, porque é inédito. Hoje temos a convicção de que vamos ser parceiros e de que a cultura com certeza vai em frente”, enfatizou, durante a reunião, Miriam Basílio, secretário de Cultura de Brejo Santo.

Estamos tentando trabalhar o Cariri de forma una, construir essas políticas e fortalecer o Estado, no sentido de que o Cariri tem esse potencial que precisa ser revelado melhor. Só o olhar de um secretário que tem uma sensibilidade pras questões culturais é que pode perceber isso, por isso agradecemos pela presença aqui e por essa construção conjunta”, pontuou a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade.

“Escute o Cariri. Há muito conhecimento aqui. O Cariri tem as respostas. Escutar o Cariri é fundamental”, conclamou, por sua vez, o secretário de Cultura de Saboeiro, Marcos Melo, destacando a importância de a Secult “não olhar só pro Interior, mas também pro Interior do Interior”, os “municípios sem o mínimo necessário para realizar ações na cultura”. “Espero que o senhor consiga nos dar cada vez mais acesso na Secretaria”, apontou Wiliana Morais, secretária de Cultura de Caririaçu.

Diálogo direto
Ao longo da reunião, os secretários de Cultura dos municípios caririenses abordaram diversos temas, como o programa Agentes de Leitura, os editais da Secult, os mestres da cultura, as ligações entre turismo e cultura e entre cultura e educação, a liberação de recursos e a ampliação do orçamento da Secult, para o equivalente a 1,5% do orçamento total do Estado.

O secretário Guilherme Sampaio respondeu aos questionamentos e se colocou à disposição dos gestores municipais, adiantando que, além de novas reuniões no Cariri e em Fortaleza, a interação com os municípios será permanente, também através de recursos de comunicação online.

“Nossa disposição é estabelecer uma relação de cumplicidade com os municípios, porque é necessário, é fundamental. Precisamos ocupar os espaços para a afirmação da cultura. E temos, com o compromisso do Governo do Estado em fortalecer as políticas culturais como caminho para o desenvolvimento, fatos objetivos que nos animam neste momento”, concluiu.

Assessoria de Imprensa/Secult



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis