Hemoce alerta: Estoque de sangue é preocupante

A aproximadamente uma semana para o início do Carnaval, as seis unidades que integram a Hemorrede no Ceará estão mobilizadas para ampliar o estoque de bolsas de sangue. O clima é de expectativa e de preocupação para o período. O temor dos profissionais que atuam nas unidades é ocasionado por causa do aumento da demanda, devido aos excessos cometidos durante as comemorações. Nas unidades regionais campanhas de divulgação estão sendo realizadas como forma de atrair doadores e aumentar o estoque de bolsas de sangue neste período.

Em Crato, onde funciona o Hemocentro Regional do Cariri, responsável pelo atendimento a 28 municípios, 45 hospitais e cinco agências transfusionais, sendo duas instaladas em Barbalha, uma no Hospital Regional do Cariri (HRC) e outras duas nos municípios de Brejo Santo e Campos Sales, respectivamente, a campanha "Carnaval da Solidariedade é no Hemoce - Doe Sangue" foi iniciada no último dia 29 de janeiro.

A ação tem como finalidade atrair novos doadores e garantir a continuidade de auxílio das pessoas que, costumeiramente, participam de atividades deflagradas pelo equipamento.

Na unidade, o atual momento é de alerta. Embora o estoque de bolsas de sangue esteja estável, conforme afirmou a diretora regional do Hemocentro Cariri, Fabíola Alencar, é necessário que as doações aconteçam em maior volume, evitando-se, desta forma, a falta de abastecimento nos locais de atendimento. "Desde o mês de dezembro passado nós efetivamos um trabalho de prevenção já visando o período do feriado de Carnaval. A situação, embora não seja crítica, nos oferece um estado de alerta".

"A campanha lançada no fim do mês passado tem justamente a intenção de manter o estoque de bolsas estável e garantir o abastecimento aos hospitais, municípios e agências transfusionais que são atendidas pelo Hemocentro do Cariri", disse.

A unidade possui media mensal de coleta de cerca de 2 mil bolsas de sangue. Deste total, 800 bolsas são destinadas ao município de Barbalha, tido como centro de referência no setor da saúde em toda a região. Outras 700 bolsas de sangue são, mensalmente, enviadas ao Hospital Regional do Cariri e. As bolsas de sangue restantes, cerca de 500, são divididas entre outros 45 hospitais na região.

"É um trabalho que demanda muito a participação da sociedade. Infelizmente, em alguns períodos do ano, há defasagem em relação ao estoque de bolsas de sangue. A luta dos Hemocentros têm sido constante no sentido de atrais a participação da população. No Cariri, pelo menos, há um trabalho de fidelização muito intenso realizado pelo Hemocentro. Esse trabalho nos auxilia na manutenção do estoque em períodos mais difíceis",comentou Fabíola Alencar.

A diretora regional informou, ainda, que as maiores dificuldades são vivenciadas entre os meses de maio, junho e julho, por conta das festividades realizadas em municípios da região. "Nestes meses, o número de festas é muito grande. Com isso, há o aumento da ingestão da bebida alcoólica e, naturalmente, o afastamento dos nossos doadores", explicou.

Na região Centro Sul, a situação também é de preocupação. O Hemocentro de Iguatu, maior município da região, atende a 30 hospitais e a 25 municípios, além de dar suporte para todas as unidades da rede no Estado. "A nossa estratégia para este período foi a de intensificar as coletas externas que realizamos em outros municípios", frisou a coordenadora local, Luana Cavalcante. Ontem, técnicos do hemocentro de Iguatu realizaram coleta externa na cidade de Icó.

A média mensal de coleta de bolsas de sangue no Hemoce de Iguatu é de 400 e apenas 20% são oriundos de doadores voluntários. De acordo com a coordenadora de Captação de Doadores, Valeria Vasconcelos, os estoques do Hemoce Regional Norte, em Sobral, estão muito abaixo do esperado.

''Por ser volta das férias e muito em cima do Carnaval, as pessoas se afastaram muito da doação, causando uma baixa ainda maior dos estoques. Atualmente, precisamos de 1.500 bolsas de sangue coletadas por mês para suprir as demandas dos 58 municípios que compõe a Zona Norte do Estado, como também os hospitais da cidade de Sobral:Santa Casa, Hospital do Coração, Unimed, Unidade Mista, Hospital Regional".

Incentivo
Em Sobral, as estratégias para aumentar o número de doações vão desde a captação de doadores, a realização de coletas externas, que acontecem diariamente, na Cidade e nos municípios da regional, e o incentivo ao voluntariado (empresas, escolas, universidades, dentre outros), para a realização de caravanas da solidariedade. Além disso, o Hemocentro Regional de Sobral funciona de segunda à sexta-feira de 7h às 18h, e aos sábados de 8h às 12h.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50kg; estar descansado, alimentado e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial.

Mais informações
Hemocentro Regional do Cariri
Rua Coronel Antônio Luís, 1.111
Bairro Pimenta - Crato
Fones: (88) 3102.1260/3102.1261

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR/SUCURSAIS

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis