Crato (CE): Secretaria de Saúde presente nas ações de combate a dengue e a febre chikungunya

Apesar da queda de 59% nos casos de dengue e 40% nas mortes provocadas pela doença no Brasil em 2014 o Ministério da Saúde pede à população que reforce as medidas de prevenção.

A Secretaria de Saúde do Crato por meio da Coordenação de Endemias desenvolve um trabalho continuo e crescente em toda a cidade. Bairros e distritos vão sendo pontuados com visitas domiciliares, levantamento de índices e tratamento, além de um trabalho de conscientização e educação preventiva.

Segundo o secretário Municipal de Saúde Lucimilton Macêdo é de suma importância que a população esteja sempre atenta aos cuidados “Qualquer recipiente que acumule água parada pode ser um criadouro dos mosquitos transmissores. “Estar sempre alerta para eliminar possíveis focos dos mosquitos que transmitem a dengue e a febre chikungunya é importante para que os números de casos e mortes continuem caindo” explica Lucimilton.

O Coordenador do Setor de Endemias da Secretaria de Saúde do Crato, Antonio Esmeraldo ressalta que no Crato o índice de infestação do Aedes aegypti está controlado. “Atividades diárias e intensificadas para identificar e eliminar criadouros do mosquito são a base para um trabalho eficiente de prevenção e combate tanto na zona urbana quanto na zona rural” ressalta.

Esmeraldo lembra que além das ações de prevenção e combate a dengue o setor de Endemias do município do Crato também está realizando um bloqueio de calazar nos bairros Seminário e Muriti com trabalho investigativo de casos, sorologia em cães feita pelo centro de zoonoses e borrifação.

Informações importantes
Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti. Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço.

Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Para evitar a transmissão dos vírus da dengue e chikungunya é fundamental que a população participe verificando se a caixa d' água está bem fechada, não acumulando vasilhames ao ar livre, não deixando calhas entupidas e colocando areia nos pratos dos vasos de plantas, entre outras ações.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis