Funcionários revelam pontos negativos sobre trabalhar no Facebook

O Facebook é frequentemente lembrado como um dos melhores lugares para se trabalhar dentre as empresas do setor de tecnologia. Além do mais, os estagiários de lá ganham US$ 25 mil a mais do que a média geral de salário do país e os salários de todos os funcionários, de modo geral, são altíssimos.  Nada mau, certo? Há sempre alguém que discorde, no entanto. E eles têm argumentos: escrevem posts, participam de fóruns na internet, como o Quora, ou atuam nas redes sociais. São engenheiros, desenvolvedores e outros funcionários, que preferem ficar anônimos, mas divulgam detalhes sobre as "piores coisas" de se trabalhar na companhia.

O site Business Insider compliou as principais reclamações desses funcionários. Há desde plantões 24 horas, receber 1600 emails em um dia até notificações 'infinitas' na rede. O site lembrou que essas opiniões representam experiências individuais - não regras - e que, apesar de fazerem barulho, são uma parcela muito pequena do quadro de funcionários da empresa. Confira abaixo:

"Por seis semanas do ano, estou 24 horas de plantão, sete dias por semana", Keith Adams, engenheiro.
Durante o plantão, os engenheiros são responsáveis por manter o serviço funcionando normalmente, independente do que aparecer. Durante essas semanas, ele não pode deixar a sua cidade aos finais de semana - e recomenda-se que ele não exagere em encontros sociais e responda imediatamente se uma mensagem chegar. Ter sempre um telefone ao meu alcance 24 horas é primordial.

"Não existe barreira no Facebook"
"Na maioria das empresa, você coloca uma barreira entre a sua personalidade no trabalho e a sua pessoal", afirmou um engenheiro no Quora que preferiu ficar anônimo. Segundo ele, contudo, o Facebook tem uma cultura que encoraja as pessoas a "serem elas mesmo", não há o "profissionalismo", encontrado em outros lugares.

"Não há uma estrutura funcional"
Muitos funcionários disseram que a estrutura organizacional e de processos oferecida na empresa não é exatamente algo funcional. Segundo eles, descobrir como fazer coisas legais com um "time de 4000 pessoas" é muito mais difícil do que com um time de 500. "Nós crescemos tão rápido que não nos consolidamos internamente", afirmou um funcionário que quis permanecer anônimo.

"Não reclame comigo do Facebook apenas porque eu trabalho no Facebook"
A esposa de um ex- funcionário do Facebook diz que seu marido foi o destinatário de muitas queixas sobre o site vindas de amigos e familiares. "Como esposa de um funcionário do Facebook , eu era frequentemente solicitada para ajudar sobre como usar as configurações de privacidade"

"Esqueça a comida e as bebidas - o ambiente de trabalho é horrível"
Uma estrutura aberta, sem divisórias, com pessoas trabalhando muito próxima... não é exatamente todo funcionário que fica feliz neste tipo de ambiente de trabalho. "Quando você tem salas enormes preenchidas com filas e filas de mesas com pessoas sentando lado a lado, zero separação e zero privacidade. Me desculpe, isso é como manter o gado aprisionado, nem o mais alto talento consegue se destacar aí", afirmou um funcionário.

"Eu já vi decisões sendo tomadas por estagiários"
Philip Su, engenheiro de software do Facebook publicou um artigo contando, entre outros fatores, quais eram os dez fatores que ele odiava ao trabalhar na empresa. "Eu já vi decisões sendo feitas por engenheiros sozinhos ou, ainda, por estagiários ", escreveu . " Tudo isso sem contar aos gestores. Esse tipo de autonomia de decisão sugere uma completa falta de compreensão de como as empresas devem funcionar"

Mais de 1600 emails por dia - a maioria de comunicação interna
Um ex-funcionário Facebook chamado Thomas Moore disse que recebia 1.600 ou mais emails por dia. Moore acrescentou que ele não gosta do " status de celebridade pseudo de dizer que você trabalha / trabalhou para Facebook". "Eu realmente sinto falta dos dias em que as pessoas respondiam: Facebook? o que é isso?"

"Você nunca pode de fato deixar o trabalho - nem quando está de férias
Sun Ayana, que trabalhou no Facebook da Índia afirmou que, mesmo quando você não está no trabalho, você é constantemente bombardeado com mensagens vindas de algum colega ou chefe. As notificações nunca param. "Desde que eles criaram grupos no Facebook para cada time, equipe ou projeto, as notificações são infinitas e você nunca consegue realmente sair daquilo", ela afirmou.

"Trabalhar no Facebook significa ficar no Facebook no trabalho"
O estagiário Felipe Oliveira Carvalho comentou no Quora que o fato de você ter que testar diversos tipos de código, durante boa parte do tempo, significa que você não sai da rede social. O que, segundo ele, leva a distrações e dificuldade de se concentrar melhor".

Fonte: Época Negócios



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis