Aneel propõe alta média de 26,26% nas contas de luz no Ceará

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta sexta-feira (6) a abertura de consulta pública para debater sua proposta de revisão da tarifa de energia da Coelce, distribuidora que atende aos consumidores no Ceará. Pela proposta, a alta média será de 26,26%.

Essa revisão tarifária acontece, em média, a cada 4 anos, e tem o objetivo de repassar aos consumidores ganhos de produtividade e eficiência obtidos pelas distribuidoras em anos anteriores. Normalmente, resulta em barateamento das tarifas, mas como os custos do setor elétrico estão em alta, isso não vai ocorrer dessa vez.

A agência propôs ainda que, para os clientes residências e comércio atendido pela Coelce, o aumento médio seja de 19,50%. Já para a indústria, a alta média proposta é de 44,12%.

O relator do processo, diretor da Aneel André Pepitone, disse que esse índice já incorpora o repasse aos clientes da Coelce dos custos com o fundo CDE, estimados em R$ 23,21 bilhões em 2015 e que serão totalmente pagos pelos consumidores do país.

Entretanto, o impacto desse custo é menor para os clientes do Nordeste e Norte que, pela regra do fundo, bancam 20% da conta. Os outros 80% são financiados pelos consumidores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Fonte: G1 CE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis