Dilma escolhe catarinense para ser novo presidente do BNB

Nem cearense, nem baiano. O novo presidente do Banco do Nordeste (BNB) tem sotaque do sul. Ary Joel Lanzarin é o catarinense de Santa Cruz do Oeste escolhido para assumir a principal instituição de fomento e desenvolvimento do Nordeste. A decisão foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União. A posse está prevista para o dia 30 de agosto, de acordo com o nomeado.

Convidado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, com as bênçãos da presidente Dilma Rousseff, Lanzarin é interpretado como uma escolha neutra: nem os cearenses Mauro Filho, secretário estadual da Fazenda, nem Pedro Brito, ex-ministro dos Portos, nem o baiano Paulo Sérgio Ferraro, atual presidente interino do BNB. “Faltou articulação maior entre os governadores para que levassem um nome consensual à Presidência”, disse o deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE).

Com 30 dos seus 55 anos dedicados ao setor bancário, Lanzarin tem origens no Banco do Brasil, onde ainda ocupa o cargo de diretor de Distribuição, já tendo passado pela Diretoria de Micro e Pequenas Empresas. Ele afirma nunca ter trabalhado diretamente com a presidente Dilma. Uma escolha essencialmente técnica, segundo ele. A experiência será empregada para dissipar as nuvens que causam turbulência no BNB, que tem funcionários investigados por envolvimento em operações irregulares. “Os episódios que aconteceram no banco, creio, foram decisivos para o Ministério da Fazenda escolher um nome eminentemente técnico”, disse o governador Cid Gomes.

Direção
O novo presidente diz estar ciente do momento pelo qual passa o BNB, mas adianta que não pensa em mudanças. De antemão, afirma que não pretende mexer na Diretoria. “Qualquer empresa tem norma de conduta, temos que ser pautados pela ética. Quando há qualquer coisa que fuja do seu rumo normal, tem que trazer com naturalidade para seu ritmo. Por outro lado, temos que encarar de frente esses problemas”, afirma.

Lanzarin traz no currículo a atuação como conselheiro do Sebrae Nacional e como presidente da Comissão Nacional de Orientação do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas. O envolvimento com o segmento, acredita Cid, contou pontos em favor do novo presidente. “Vi o currículo dele, tem experiência em micro e pequenas empresas. A presidente insistiu apara que BNB focasse nisso. Reflete nova tendência do banco. Mas é importante que se financie projetos estruturantes também”.

ENTENDA A NOTÍCIA
Tradicionalmente, políticos do Nordeste, e especialmente do Ceará, eram os responsáveis por indicar o presidente do BNB. O anterior, Jurandir Santiago, era uma indicação do governador Cid Gomes e do deputado José Guimarães (PT).

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis