Professores de 8 universidades federais decidiram encerrar com a greve

O Ministério da Educação informou que oito universidades federais espalhadas pelo país decidiram encerrar a greve. O encerramento da paralização das instituições pegou de surpresa os professores ligados ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino (Andes),que afirmaram estar buscando novos meios para reverter a decisão do governo.

Entretanto, conforme o Ministério da Educação, as negociações com os sindicatos dos docentes estão encerradas e que não há hipótese de rever o critério da titulação na progressão,, afirmando que o governo federal buscou, principalmente, valorizar a titulação e a dedicação exclusiva.

O governo afirmou que a proposta prevê aumentos que variam entre 25% e 40% sobre os salários de março, já reajustados, a serem pagos em 2013, 2014 e 2015, na proporção de 50%, 30% e 20%.

Nesta última sexta-feira (17), o governo também ofereceu reajuste de até 15,8% para outras 18 carreiras do serviço público, defendendo que proposta representa um primeiro passo na reunião com o governo federal. Os sindicalistas não fecharam acordo, mas observaram que a oferta ainda está muito abaixo da reivindicada.

Na véspera, o governo havia oferecido o mesmo percentual (15,8%) de reajuste aos técnicos administrativos das universidades federais, mas a proposta não foi de imediato.

Marcela de Freitas

Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis