Crato (CE): Serviço de saúde auxilia fumante a largar o vício

Os fumantes cratenses que pretenderem largar o vício poderão, a partir de hoje, cadastrarem-se para o Programa Nacional de Combate ao Tabagismo (PNCT), oferecido através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado e Ministério da Saúde.

Na cidade, a referência neste tipo de atendimento é o Posto de Saúde Teodorico Teles, onde há mais de um ano são realizadas semanalmente ações em prol do fortalecimento pessoal dos que querem parar de fumar. Devido aos altos índices da doença, as ações do programa estão sendo estendidas. Agora, o Bairro Romualdo e o Distrito de Ponta da Serra também contam com profissionais que oferecem o tratamento necessário.

Desde que foi implantado até agora, o PNCT já atendeu a três turmas de fumantes. Um novo grupo está sendo formado, há vagas para 15 pessoas. Até o fim deste ano, a expectativa é de que 70% dos pacientes consigam abandonar totalmente o vício. Como resultado das atividades do programa, a unidade de saúde apresenta dados de que 90% dos usuários que receberam o tratamento pararam de fumar definitivamente.

Apenas um apresentou recaídas, voltou a fumar e a buscar apoio. Entre as iniciativas para o combate ao tabagismo estão a promoção da saúde e tratamento para os fumantes. De acordo com a médica Penha Uchoa, as principais barreiras ocorrem durante as crises de abstinência do fumo, associadas às atividades cotidianas. "Os pacientes fazem muitos elos, e entre o cigarro e suas funções diárias. Eles chegam a questionar como vão poder viver sem o cigarro", afirma a especialista.

No Ceará, o PNCT foi implantado ainda no ano de 2002. De acordo com os dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), realizada pelo Ministério da Saúde, o número de fumantes permanece em queda no Brasil. De 2006 a 2011, o percentual de usuários de cigarro passou de 16,2% para 14,8%.

A incidência de homens fumantes no período diminuiu a uma taxa média de 0,6 % ao ano. Em Fortaleza, o percentual da população de adultos fumantes é de 10%, segundo a pesquisa. Para a Secretaria de Saúde, o número representa a amostragem geral do Estado.

O Vigitel 2011 apontou, ainda, que 11,8% dos brasileiros não fumantes moram com pelo menos uma pessoa que fuma dentro de casa. Além disso, 12,2% das pessoas que não fumam convivem com algum colega fumante no local de trabalho.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), pelo menos 2,6 mil não fumantes morrem no Brasil por ano devido a doenças provocadas pelo tabagismo passivo. O PNCT oferece acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, em que os fumantes são analisados por médicos, psicólogos e terapeutas.

Após as avaliações necessárias, eles passam a receber a medicação apropriada para o caso. A remédios repassados auxiliam no alivio da síndrome da abstinência e tornam o parar de fumar mais confortável.

Disponibilidade
Toda a medicação é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema único de Saúde (SUS) e formam a terapia de reposição da Nicotina na apresentação de 21,14 e sete mililitros, goma de mascar e pastilhas de dois e quatro mililitros, além do ante depressivo Bupropiona. Por meios dos atendimentos psicológicos individualizados, os pacientes recebem orientações de como desassociar o cigarro das atividades cotidianas, ao mesmo tempo em que trabalham a recuperação da autoestima.

Já as sessões terapêuticas proporcionam momentos voltados para a aprendizagem dos modos corretos de respiração e o relaxamento profundo do corpo. Os fumantes que participam do programa são orientados a praticar hábitos alimentares saudáveis e a realizarem exercícios físicos com frequência. O tratamento tem duração de seis meses. Após o período, o paciente passa a receber ligações telefônicas de apoio para fortalecer a decisão.

Mais informações
Secretaria de Saúde do Ceará
Endereço: Av. Almirante Barroso, 600
Praia de Iracema
Fortaleza
Telefone: (85) 3101.4062

YAÇANÃ NEPONUCENA
COLABORADORA 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis