Oito bacias hidrográficas com nível acima de 50%, afirma Cogerh

O balanço da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh) sobre o monitoramento dos reservatórios hídricos aponta que três açudes apresentam volume acima de 90% (Muquém, Valério e Gavião) e 31 abaixo de 30%. Dentre esses últimos estão o Broco (11%), localizado no município de Tauá; Parambu(22%), no município de mesmo nome; São José III (28%), em Iporanga, e Madeiro(9%), no município de Pereiro.

Das 12 bacias hidrográficas monitoradas pela Cogerh, onde estão localizados 139 açudes, oito apresentam volume acima de 50%. Na bacia do Alto Jaguaribe - onde estão o Orós (85%), Muquém (92%) e Valério (90%), o acúmulo é de 78% da sua capacidade total e mais de 2 bilhões de m3 de água armazenados. Na bacia do Médio Jaguaribe o acúmulo é de 65% da capacidade total, com volume de mais de 4 bilhões de m3 de água armazenados. Ali está situado o açude Castanhão (65%), reservatório considerado estratégico para o abastecimento da região metropolitana de Fortaleza.

Outras três bacias hidrográficas estão com volume abaixo de 50%. Apresentam esse quadro as bacias do Baixo Jaguaribe, que apresenta atualmente volume de 41%, do Curu, que está com 35,70% da sua capacidade total, e a dos Sertões de Crateús, com 29%.

Apesar de algumas bacias apresentarem volume abaixo de 50%, os investimentos realizados em infraestrutura hídrica pelo Governo do Ceará nos últimos anos garantem a segurança para o consumo humano, industrial e de outros usos, assegura a direção da Cogerh.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis