Juazeiro do Norte (CE): Câmeras de segurança começam a funcionar

Um reforço a mais para a segurança começa a funcionar em caráter experimental. O sistema de monitoramento por câmeras de longo alcance tem os primeiros equipamentos ligados, com giro de 360 graus em ruas estratégicas e na saída da cidade.

Com esses equipamentos, são possíveis a identificação de uma moeda em uma determinada rua do centro, o flagrante de crianças utilizando cola de sapateiro no sinal e as infrações que muitos motoristas da região estão acostumados a cometer, sem um agente do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) por perto.

Todas essas situações, em detalhes, agora são captadas pelas lentes especiais das "speed dome", com alcance de até 800 metros. A meta com o novo sistema é reduzir a criminalidade em Juazeiro em até 80%, no Centro da cidade, no primeiro mês de funcionamento do sistema.

A câmera instalada entre a Avenida Castelo Branco e a Rua Padre Cícero, por exemplo, registra imagens de dentro do Ginásio Poliesportivo. Os agentes da Guarda Municipal e Demutran acompanham os primeiros recursos disponibilizados com o sistema de segurança por meio do "vigimonitoramento". Até o momento, três das dez câmeras foram ligadas. São as que ficam localizadas entre as Ruas São Pedro e Leão XIII; São Pedro e Carlos Gomes e a da Avenida Castelo Branco e Rua Padre Cícero. Hoje, deverá entrar mais uma delas em funcionamento, na Rua São Francisco.

As câmeras terão funcionamento 24 horas, incluindo a entrada e saída da cidade, onde estão instalados os equipamentos voltados para a leitura automática de placas dos veículos que entram e saem da cidade de Crato para Juazeiro do Norte. A perspectiva é que sejam instaladas câmeras nas saída para s Municípios de Barbalha e Caririaçu. Outros bairros movimentados também poderão receber o sistema de vigilância eletrônico, a exemplo dos Franciscanos e Pirajá, onde funciona um polo comercial do Município.

O sistema em fase de teste ainda não tem data para o lançamento. Além de combater a criminalidade, o projeto prevê uma redução significativa das infrações de trânsito. Equipes da segurança estarão disponíveis, na sala de monitoramento, para averiguar os diversos problemas identificados na cidade e acionar a segurança. Para isso, a proposta do serviço será atuar de forma integrada, com as polícias militar, civil e até federal, além do Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e o Demutran.

Revezamento
As equipes treinadas se revezam na realização da vigilância. Estão disponíveis cinco monitores, dois pequenos e outros três em telas de 42 polegadas, para dar visibilidade de vários ângulos dos locais. A previsão era de que o serviço fosse iniciado no início de agosto, mas a equipe técnica, que veio de Fortaleza, para ligar e configurar os equipamentos, só chegou na semana passada.

O aumento dos assaltos registrados nos estabelecimentos comerciais de Juazeiro do Norte, além das "saidinhas" bancárias motivou várias reuniões na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com responsáveis pela segurança, no intuito de atuar com o sistema de "vigimonitoramento" na cidade.

Cariri investe em vigilância monitorada
O Cariri tem investido nesse tipo de vigilância monitorada por câmaras. Em Aurora, Altaneira, Assaré, Brejo Santo, Farias Brito esses sistemas já estão em funcionamento. Em Juazeiro, as câmeras são especiais, denominadas "speed dome". São as giratórias, com alcance de até 800 metros e que perfazem um giro de 360 graus, específicas para o monitoramento feito em ruas. As câmeras fixas estarão voltadas exclusivamente para a leitura automática de placas de veículos que entram e saem de Juazeiro em direção ao Crato.

Mais informações
Secretaria de Segurança Pública e Cidadania
Rua Beata Maria de Araújo, S/N
Romeirão
Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3571.5909

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis