Como viajar sem engordar

Férias fora de casa são um perigo para quem está de dieta. Os motivos são a mudança de rotina e a mesa farta.

Como as atividades físicas acabam ficam de lado, você pode recuperar em um mês os quilos que levou meses para perder e voltar daquela temporada nas praias do nordeste com 5 quilos a mais, não de bagagem, mas de barriga!

Para evitar que isso aconteça, dê preferência a frutas no café da manhã e durante os intervalos. Tome bastante água para hidratar o corpo. Nas refeições principais (almoço e jantar), recheie o estomago primeiro com salada para garantir maior saciedade e evitar o ataque de alimentos mais calóricos que comprometem na balança. Não fique muitas horas sem comer, o cérebro entende que não há comida e entra em regime de economia, baixando a taxa metabólica, ou seja, gasta menos calorias.

- Dê intervalos de três a, no máximo, quatro horas entre as refeições. Isso ensina o corpo a sentir fome só nos horários determinados.

- Se sentir fome nos intervalos tente, em vez de comer, tomar um copo de líquido. Não confunda fome com sede. Ande sempre com uma garrafa de agua mineral ou caixinhas de suco na bolsa ou mochila. Não tenha vergonha, turistas do mundo inteiro fazem isso. Tome água, limonada, suco de maracujá com adoçante, sucos light ou diet.

- Evite carboidratos refinados com farinha de trigo branca, como pães e macarrão. Além de não ter fibras, eles aumentam o índice glicêmico, fazendo a pessoa sentir fome logo. Troque-os por itens integrais.

- Procure se alimentar com legumes e verduras cozidas e carnes magras grelhadas, cozidas ou assadas; assim você resguarda também a saúde.

- Cuidado com o excesso de sal. Evite utilizar o saleiro e acrescentar mais sal às refeições. Prefira sempre temperos naturais como limão, cebola, alho e cheiro verde.

Cuidado com os lanchinhos à beira-mar
Na beira da praia tudo parece muito saboroso, mas nem todas as opções são uma boa escolha. Quase tudo é muito gorduroso e a higiene é... péssima...

É só colocar os pés na areia para a oferta de guloseimas saltar aos seus olhos. Só que é preciso ficar de olho no que se vai consumir, para não atrapalhar na dieta, já que todas as barracas na praia estão repletas de pasteis, milho com manteiga, petiscos fritos, refrigerantes, crepes e outras gulodices. O que devemos fazer é evitar alimentos com molhos, com queijos e maionese, gorduras (manteiga e frituras) e açúcares (sorvetes, refrigerantes, e doces em geral).

Deixe de lado a cerveja e caipirinhas, adote a água de coco (riquíssimas em vitaminas e minerais) como a bebida oficial das suas férias. Picolés de fruta (percentual baixo de gorduras), sucos de frutas naturais, açaí na tigela, milho sem manteiga e peixes assados. O famoso queijo de coalho na brasa também é uma boa opção: Muita proteína, pouca gordura. Além de ser delicioso... Mas se você tem pressão alta, cuidado. Este tipo de queijo tem muito sódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis