Fumaça negra: 20 motoristas são multados no Cariri

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), no período de 7 a 9 de agosto, vistoriou 361 veículos movidos a diesel durante blitz do Programa de Combate à Fumaça Negra na região do Cariri, no Interior do Estado. Ao todo, 20 motoristas foram multados com emissão de 60% de fumaça.

Para medir o índice de emissão de poluentes, é utilizada a Escala de Ringelmann Reduzida, que apresenta alternâncias entre cinco colorações, variando de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos e nas de 60, 80 e 100% o veículo recebe a multa, que pode variar de R$ 1.239,33 a R$ 4.957,33.

De acordo com a Portaria da Semace nº 136, de 23 de julho de 2007, os veículos irregulares podem ser beneficiados com a redução de 50% da multa.

Mas, para que isso ocorra, o responsável pelo veículo deve comparecer à sede da autarquia, dentro de um prazo de 15 dias, a contar da autuação, para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro consegue a redução de 50% do valor cobrado.

Poluição
O objetivo da Semace com essas operações é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pela emissão de material particulado proveniente das descargas dos veículos movidos a diesel que circulam com os motores desregulados. De acordo com o coordenador do Programa de Combate à Fumaça Negra, Francisco de Oliveira, "a fumaça emitida pelos veículos a diesel é uma das causas da poluição do ar e uma das responsáveis pelo surgimento de doenças respiratórias".

As fiscalização foram realizadas na Avenida Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes (Crato), na Avenida Padre Cícero (Juazeiro do Norte) e na Avenida Leão Sampaio (Barbalha), respectivamente. A autarquia contou com o apoio da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), do Departamento de Municipal de Trânsito (Demutran) e da Diretoria Regional da Semace na cidade de Crato (Dicra).

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis