Barbalha (CE): STDS abre atividades e palestras sobre assistência social no município

Começou na manhã desta terça-feira 31, no Auditório da Cozinha Comunitária no bairro Malvinas, em cumprimento as atividades da Semana do Município o Projeto “Assistência Social – Um Diálogo Público”.

E a gestão pública por meio da secretária Maria Tereza Amora vem comunicar aos trabalhadores (as) do Sistema Único de Assistência Social – SUAS de Barbalha, que em cumprimento as atividades da Semana das comemorações do Município, o projeto de Assistência Social, será desenvolvido o projeto: Assistência Social: Um Diálogo de Todos e, todas as ações serão através da Prefeitura Municipal de Barbalha.    

O referido projeto tem como objetivo, a realização de palestras, minicursos e oficinas, a formação continuada de todos os profissionais da política de assistência social local, que visa uma melhor qualidade dos serviços prestados e, maior abrangência dos programas, serviços e benefícios a todos os barbalhenses.

Na à apresentação do projeto teve, no módulo I serão trabalhados conteúdos como: Conhecimento e Informação Para Eficiência da Gestão Pública: Legislações Específicas; Programas, projetos, serviços e benefícios (especificidade); Processos de financiamentos e co-financiamentos da política de Assistência Social; A importância da Compreensão sobre Descentralização da Gestão. O público alvo será gestores e coordenadores da rede SUAS do município.

Já no Módulo II, Disseminadores: Legislações Específicas; Programas, Projetos, Serviços e Benefícios (especificidades); CadÚnico; Bolsa Família (SIGPBF); Projovem; Brasil Sem Miséria (Pronatec); Brasil Carinhoso; Rede SUAS; Rede SAN; Processos de Financiamentos e Co-financiamentos da Política de Assistência Social. O público alvo será: Equipe técnica e demais profissionais do SUAS.

No Módulo III – Participação Popular e Cidadania: Programas, Projetos, Serviços e Benefícios (como se Desenvolve, a quem se destina quem é a equipe de referência? Processos de financiamentos e co-financiamentos da política de Assistência Social) A importância do Controle Social para Construção e Otimização da Política de Assistência Social Local. O público alvo será as entidades e organizações não governamentais, líderes comunitários e de associações, membros dos conselhos tutelar e de direitos e sociedade civil em geral.

O Módulo I começou a ser apresentado nesta terça-feira dia 31 de julho, e vai até esta quarta-feira 01 de agosto; o Módulo II acontece no dia 07 e 08 de agosto e o Módulo III acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto. As ações do referido projeto acontecem no Auditório da Cozinha Comunitária no bairro Malvinas.

Para o presidente da comissão de Saúde, Educação e Assistência Social Vereador Sandoval Barreto de Alencar, a intenção é trazer um novo entendimento dessa modalidade de assistência social, o papel dos trabalhadores dentro do SUAS – Sistema Único de Assistência Social para os que fazem a política pública de assistência social, para que haja um novo entendimento.

A facilitadora do Curso, a Assistente Social Natália Rodrigues, ela analiso que, atitudes como essa fortalecem o Sistema Único de Assistência Social e, a intenção dessa capacitação, é encontrar parâmetros de melhoria dos programas, serviços e benefícios dos programas de assistência social.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis