Juazeiro do Norte (CE): Cinofilia do Cariri incentiva aperfeiçoamento do setor

Bem representado em variedade e qualidade de cães, a região do Cariri está se desenvolvendo no segmento da cinofilia. Apenas neste Município, atualmente, existem cerca de 30 lojas que revendem produtos para cães. As raças mais procuradas são a Yorkshire, Pinscher, Shi-tzu, Beagle e Cocker Spaniel. Além dos cães de grande porte, como Rottweller, Fila Brasileiro e Dorbermann que, por causa da insegurança nas cidades, estão sendo usados como seguranças das residências da região.

O Cariri já dispõe de todos os tipos de serviços veterinários. É possível encontrar desde uma diversificada linha de rações e medicamentos a clínicas de banho e tosa, profissionais de adestramento ou até os sofisticados hotéis para hospedagem e condicionamento físico dos animais.

O custo de manutenção dos cães varia de acordo com as raças e alimentação escolhida pelo proprietário. Em média, os gastos são em torno de R$120 por mês. Um dos criadores de maior destaque é o engenheiro Niceas Algusto Gusmão Rocha, que recebe o título de melhor criador brasileiro da raça Dogo Argentino por 11 anos consecutivos. A designação é conferida através de ranking nacional. Ele ainda detém três títulos de Campeão Mundial pela Federação Internacional de Cinofilia (FCI).

Desde 1971, a região conta com o apoio do Grande Cariri Kennel Clube (GCKC). Há mais de 40 anos, a instituição auxilia os criadores a registrar os cães com pedigree. Anualmente, ainda realiza exposições nacionais, internacionais e pan americanas em três períodos distintos. O GCKC também oferece cursos de adestramento e de handler, que acompanham os cães em todas as exposições.

Apesar de ter atravessado um período sem atividades, hoje, o GCKC está atuando intensamente na luta por recursos para a construção da sede do clube. A instituição sem fins lucrativos é mantida apenas pelas taxas pagas pelos associados.

Ao todo, são mais de 50 criadores. Cada um mantém seus canis, alguns deles chegam a criar mais de 60 animais. No quadro de sócios, existem vencedores dos prêmios de melhores criadores de raças. Ainda em 2009, o cão Boxer Yabrut´s Rico Júnior, do criador Mário Henrique, foi o melhor do Brasil e ficou entre os dez melhores de todas as raças no ranking Dog Show.

Anualmente, o GCKC registra 260 cães. Há 15 anos, esse número era de apenas 12. Na avaliação dos criadores, o trabalho da instituição estimulou a abertura de pet shops e o desenvolvimento do seguimento na região. Como principais ações, o clube presta serviços para a abertura de canis, registros de ninhadas, homologação de títulos e reconhecimento de pedigree estrangeiro. O GCKC é o único da região autorizado a emitir esses documentos. A instituição é afiliada da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), membro da Federação Internacional de Cinofilia (FCI).

Para ser um dos criadores associados, é preciso que o proprietário dos cães tenha pelo menos um animal registrado em seu nome. Já para abrir um canil, é necessário que o criador tenha uma fêmea registrada em seu nome. Durante a Expocrato, realizada no período de 8 até 15 de julho, aconteceu também a Expocães.

O evento, que já está em sua 4ª edição, atraiu cerca de 150 mil pessoas, que visitam os stands de apresentações. Neste ano, ocorreram seis exposições pan-americanas e uma exposição especializada da raça Rottweiller.

No último dia 13, aconteceu a exposição especializada, que foi realizada pelo GCKC e Kennel Club Norte Rio Grandense (KCRG). O julgamento ficou por conta da árbitra Corina Hoberg, de Nicarágua. Já no dia 14, a 66ª Exposição Pan-Americana foi julgada pelo árbitro Ramon Podestá, do Chile. A 67ª Pan-Americana teve a arbitragem do argentino Adriano Bosa. A 68ª Pan-Americana foi julgada por Molina Galvez, da Bolívia. No último dia do evento, a competição aconteceu a partir das 10h, em que a juíza Corina Hoberg julgou os cães durante a 47ª edição da Pan-Americana de cães.

A 48ª teve como árbitra Melba Castro de Mota, da República Dominicana, já a 49ª foi julgada pelo árbitro colombiano Rafael Otalora Robayo. De acordo com o criador André Saretta, as exposições geram conhecimentos ao público interessado na cinofilia, já que demonstram as especificidades das raças.

"Esse é um evento de suma importância para a cinofilia caririense. É através dessa vitrine que conseguimos o reconhecimento do que é a criação e exposição de cães. Temos que agradecer e reconhecer o apoio que nos é dado para a realização da Expocães", afirma.

Mais informações
Grande Cariri Kennel Clube
Rua Radialista Edésio
Centro
Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 9628.4100 ou (88) 9666.9768

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis