Comentário político do Cariri - Por: Sandro Leonel*

MAIS UMA PERDA ANUNCIADA
É assim que a população da cidade do Crato vê a disputa pela sede regional do TRT. Dos quatro deputados federais mais votados no Crato  (José Arnon-PTB, Raimundão-PMDB, José Guimarães-PT e Balman-PSB) e os senadores Eunício Oliveira-PMDB, José Pimentel-PT e Inácio Arruda-PC do B, não se observa nenhuma manifestação em prol da construção da sede do TRT, ser na cidade de Bárbara de Alencar. Na verdade a visão destes parlamentares sempre é carregada de suspeição quando a questão eleitoral fala mais alto. Isto mostra que não representam o Crato quando seu interesse particular é contrariado.

VERGONHA
CANAL DO CRATO UM PROBLEMA URBANO: Nos últimos meses a população do Crato presenciou uma disputa política infundada sobre a incumbência da reforma do canal, se era de responsabilidade do executivo municipal ou estadual. Muitos se aforam a ser Deus, e delatam o município, outros o Estado, pobres coitados não sabem eles que o grande e maior responsável por esse problema são a falta de políticas públicas concretas e os agentes imobiliários que transformam as áreas de amortecimento da chapada em redutos da especulação imobiliária (Lameiro, Granjeiro, Coqueiro, Luanda, Parque Granjeiro, etc). Ora sabemos que tudo tem a conivência do poder público municipal, Estado e órgãos ambientais que permite esses projetos de loteamento danosos.  Não devemos esquecer que o projeto atual do Governo do Estado é no mínimo cheio de soberba, pois o mesmo só trata da recuperação da área destruída, em nenhum momento tenta discutir uma política pública para as áreas de amortecimento, isto prova que o canal poderá vir a ter novos aguaceiros em breve...

REFORÇO
A candidatura a prefeito do Crato de Sineval Roque (PSB) agora tem o apoio do competente e bem articulado professor Francisco Cunha-URCA. Cunha embarca na candidatura junto ao renomado marqueteiro Sergio Pires. Nas eleições de reitor da URCA Cunha foi derrotado pela atual reitora Otonite Cortez, mas essa adesão à campanha de Roque confirma o rompimento do PSB e do governador Cid Gomes a gestão controversa da reitora. Todos no Cariri sabem que ela e grande parte dos seus pró-reitores apoiam a candidatura de Marcos Cunha-PT. Este apoio repercute, pois há um questionamento na cidade de um suposto aparelhamento da URCA em prol do candidato do PT.

CALAMITOSO
A postura da coordenação da campanha de Raimundão-PMDB em Juazeiro é no mínimo questionável, pois até agora não substituíram o senhor Marcos Baptista do marketing da campanha. Esse pernambucano chegou aqui no Cariri fazendo piada de mau gosto com o Padre Cícero e o povo do Cariri. Será que esse grupo tem condições de dirigir o paço municipal da terra do Padim Ciço tendo na frente do seu marketing um rapaz que desdenha do povo e do Padre Cícero?

FORÇA
É assim vista a escolha de Kléber Filho-PDT como coordenador geral da campanha do PSB em Crato. O advogado renomado, e articulador político astuto, Kléber Filho ganhou a queda de braço interna do grupo de Roque, pois vários nomes tentavam ser contemplados com essa missão. Para alguns essa indicação leva a entender que o Governador Cid que afastar Roque de qualquer ligação com o trem da alegria da Câmara Municipal do Crato, pois Kléber ganhou notoriedade política por ser um combatente incansável a corrupção.

INVESTIGADOS PELO STF
Dos 92 congressistas que vão disputar as eleições de 07 de outubro, 36 (ou seja, 40% deles) são alvos de investigação na mais alta corte do país, onde tramitam as acusações criminais envolvendo congressistas e outras autoridades federais. O campeão é o pedetista Oziel Oliveira (BA), que disputa a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, município baiano com pouco mais de 60 mil habitantes, é o que acumula mais investigações em curso no STF – são quatro ações penais (crimes da Lei de Licitações, eleitorais e de responsabilidade) e seis inquéritos (crimes da Lei de Licitações e eleitorais). Um dos crimes aguarda reautuação como ação penal, uma vez que a denúncia do Ministério Público foi aceita pelos magistrados do STF. A acusação: favorecimento de empresas em processos de licitação.
O Cariri não fica fora dessa, pois o candidato a prefeito pelo PMDB em Juazeiro do Norte Raimundão, deputado licenciado da Câmara desde sete de fevereiro, é réu na Ação Penal 664 (crimes contra o sistema financeiro nacional).

ESTORVO
A candidata Nena (PR) em Jati encontra sérias dificuldades em seu grupo, boatos na cidade confirmam que vários membros do seu grupo já articulam sair da sua campanha e buscar conversas com o grupo do atual prefeito Arlindo (PP). É comprovada essa dificuldade devido ao encontro que  um dos seus articuladores teve semana passada em um restaurante de Juazeiro do Norte com dois apoiadores de Luciano (PRB).

INDAGAR NÃO CONTRARIA
Como pode ser explicada a candidatura do PT em Missão Velha? O Dr Tardine candidato pelo PT tem o apoio do DEM, PPS e PSDB. Estes partidos são os maiores opositores do PT. Ou nesse caso ninguém é PT?
Estão apenas usando a legenda do PT para chegar ao paço municipal?
No PT estadual isso tem causado muitas perguntas. Sabe-se por lá que esse feito é fruto da assessoria do deputado José Guimarães na região liderados pelo insidioso e competente assessor Valentim Normando.

FIRMEZA
O candidato à reeleição em Barbalha José Leite (PT) vem ganhado espaço e adesão em setores dominados pela oposição, isto demonstra que mesmo sendo uma eleição polarizada, o apoio e participação da sua vice Betilde (PMDB) é fundamental para sua vitória.

CONTRARIEDADE
O candidato a prefeito em Mauriti, Maninho (PRB) enfrenta problemas com o registro de seu vice o Dr. Marcio Martins, pois o mesmo tem ações de improbidade ainda não julgadas.  Nesse caso a coligação Juntos por um Mauriti Melhor enfrenta dificuldades na composição. Por outro lado o atual prefeito Isaac Junior (PT) entrou de cabeça na campanha do seu sucessor Evanildo (PT) demostrando o lado que vai está. Este posicionamento complica ainda mais a candidatura do PRB.

CÓLERA
A campanha em Caririaçu vem se tornando algo preocupante, pois os grupos da oposição acusam a gestão atual de promover na cidade a cultura do medo. Ameaçando opositores e tentando personificar a campanha esquecendo as propostas. O que se sabe é que o candidato João Marcos (PMDB) e seu vice o professor Bosco (PSD), vem se articulando com uma base extensa de apoio em nível de Estado, promovendo uma relativa preocupação no atual prefeito.
João Marcos tem o apoio de políticos do seu partido e tem a preferência de figuras expressivas do PT, PSD e até do PSB.

Comentário político publicado no Jornal Contra Ponto Cariri do dia 03/08/2012


* Artigo publicado mediante autorização expressa do autor. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis