Comentário Político do Cariri - Por: Sandro Leonel*

SOBRE A PROBIDADE
Quando alguém nos pergunta se somos honestos, em princípio ficamos indignados, só de pensar que alguém duvide de que somos. No entanto é importante que reflitamos um tanto mais a respeito da honestidade. Falar de enriquecimento e não falar de probidade seria uma grande irresponsabilidade, pois estamos a falar de valores que transcendem o dinheiro. O decoro mantém a ética, o respeito, enfim, quem está disposto a construir uma vida de qualidade, deve primar pela probidade. Talvez tenha de recusar propostas de enriquecimento rápido, a via ilegal, entretanto, terá a segurança que tudo que venha a construir será duradouro. Grande parte de nós nos dizemos honestos, mas será que verdadeiramente o somos? Se conservarmos um alto grau de decoro, consequentemente se vai reduzir a corrupção e a delinquência.

SEM ACORDO
A oposição em Jati não consegue chegar a um acordo que possa levar a junção das forças oponentes ao prefeito Arlindo(PP). O candidato do PC do B na cidade Dr. Ediceu, afirma nos quatro cantos que a candidata do PR Neta tenta de todas as formas buscar uma aliança. Mas nos bastidores o que se sabe é que o grupo do Dr. Ediceu rejeita uma aliança com o PR de Neta, pois para o grupo uma aliança com Neta do PR iria promover a vitória de Luciano PRB mais rápido. Na verdade o grupo ligado à candidatura do Dr. Ediceu não se sente confortável com aliança com Neta.

INVESTIGAÇÃO
Nos bastidores se fala que a Polícia Federal e o Ministério Público andam apurando a gastança promovida pelo legislativo de várias cidades do Cariri. É bom ficar atento, pois na cidade do Crato tem servidor comissionado com nome suspeito segundo o Portal da Transparência: AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA... Esse é o nome do servidor. Em algumas casas municipais a farra de diárias é de deixar qualquer pessoa de bem com indignação, em outras a gastança é promovida com o pagamento de cargos comissionados e até com construtoras sem as mesmas nem terem prédio próprio.

IMPENITÊNCIA
Já se passou um ano e ninguém envolvido no caso dos kits sanitários foi punido. O que mais indigna é que não só no caso dos kits, mas em vários casos de prevaricação comprovados no Estado do Ceará ninguém vai para a cadeia ou pelo menos é punido de maneira exemplar. Outro caso estranho e ainda na fase de investigação é o da construção das cisternas de placa, onde prefeituras e ONG´S não prestaram contas da verba recebida imagine comprovar sua construção. Em nossa região dois casos são merecedores de um esclarecimento: as cisternas de placa de Salitre que a prefeitura recebeu a verba e nunca prestou conta, e a das cisternas construídas por ONG´S do Cariri que o geoprocessamento, ou seja, a localização deu no oceano atlântico.

SEM CONTROLE
É assim que anda os recursos da Universidade Regional do Cariri-URCA. Uso indevido de verbas públicas beneficiando familiares, amigos e aliados. Assim aponta os processos em curso no TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO CEARÁ sob os números 02917/2010-3 e 04233/2009-5 com valores estimados em R$ 38.009.749,72 e R$ 31.037.759,26 respectivamente. Trecho do processo (Ademais, não existe na Universidade qualquer documentação que evidencie a forma como foram utilizados os recursos disponibilizados, não sendo possível manifestar qualquer juízo de valor... Tal situação enseja a imediata instauração do procedimento de Tomada de Contas Especial-TCE).

SUPORTE
A candidatura de Ronaldo Matos (PMDB) Crato, tem agora no controle do marketing a renomada Raquel Barros, conhecida nacionalmente por sua capacidade indubitável na sua profissão e ser a preferida marqueteira do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB). Isso já demonstra a grande influência que seu vice Raimundo Filho vai ter na campanha e se chegarem ao paço municipal. Na sua chegada Raquel já criou alguns desafetos, pois a mesma afastou da campanha algumas figuras que mandavam e desmandavam na campanha do possante Ronaldo Matos. Na verdade o que se sabe é que Raimundo Filho com sua capacidade política inquestionável detectou problemas na composição do marketing e foi buscar uma das melhores marqueteiras do Estado. Fica a pergunta será que os apoiadores do início que já bradavam ter perdido o contato com Ronaldo vão ter espaço com Raquel Barros, ou o mesmo continuará blindado aos aliados.

ABALADA I
A candidatura de Gerlânio Sampaio (PSB) em Nova Olinda não goza de prestígio com o governador Cid Gomes. Sabe-se que no Palácio da Abolição, a eleição de Nova Olinda tem dois aliados na disputa Gerlânio Sampaio (PSB) e Ronaldo (PSD).

ABALADA II
Em Jardim Cremilda (PSD) tem problemas de apoio a sua candidatura por parte dos aliados do seu vice o Sr. Junior Coutinho (PT), pois o mesmo tem dificuldades de levar para a disputa políticos fortes de seu partido.

ALEIVOSIA
Foi assim vista a ida do vereador e presidente da câmara Florisval Coriolano ao Palácio Alexandre Arraes para um encontro com o astuto prefeito Samuel Araripe (PSDB). Será se realmente o referido vereador foi acordar seu embarque na candidatura de Cícero França (PV)? Acordo ocorreu, pois todos sabem ou sabiam que o vereador era oposição, mas enfrenta problemas no judiciário para garantir sua candidatura e é claro o poder de influência de Samuel Araripe na Justiça. Essa ação foi vista com muita desconfiança pelos aliados de Sineval Roque. É ou não é aleivosia?

PACIÊNCIA ESGOTADA
É assim que os desportistas da querida Barbalha bradam nas ruas com a falta de apoio do Secretário de Esporte e Juventude o senhor Fernando Santana. Nem a direção do time e muito menos a população aceita a omissão do mesmo com a saída do time da copa Fares Lopez, reclamam que nem apoio e muito menos ser recebido pelo mesmo para tentar sanar os problemas financeiros que o time enfrenta. Sem falar no estádio Inaldão que não se encontra em condições de sediar nenhum jogo em nível profissional.


 *Publicado mediante autorização expressa do autor. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis