Juazeiro do Norte (CE): Lançado projeto de segurança no comércio

As vendas vão muito bem. Emprego também, já que o comércio varejista desta cidade está em expansão, tanto no Centro da cidade como em shoppings, responsáveis por trazer novas redes de lojas e, consequentemente, novos postos de trabalho. Segundo o Sine-IDT, há um aumento na oferta de vagas de praticamente 15% em relação a igual período do ano passado. Com todas essas boas notícias, o lojista da terra do Padre Cícero se preocupa com a segurança.

Na última sexta-feira (27), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte promoveu um evento para lançar o projeto que visa dar mais segurança a quem transita pelo centro comercial. Diretores da CDL e da CDL Jovem, empresários locais e imprensa estiveram presentes e interagiram tirando dúvidas sobre o assunto. A empresa responsável pela implantação e manutenção do monitoramento remoto será a Corpvs, que atualmente já mantém projeto semelhante na cidade, mas para o setor público.

"Hoje, o trabalho de segurança que fazemos é para a Secretaria de Segurança Pública Municipal. Esse projeto tem 20, mas começaremos com 11 equipamentos, já instalados em lugares estratégicos, inclusive, nas entradas de Juazeiro do Norte. Houve um atraso devido a questões técnicas, mas, nesta primeira semana de agosto, elas já estarão funcionando", garante o gerente Cláudio Matos.

Nos moldes do pedido da CDL de Juazeiro, a empresa responsável vai desenvolver o primeiro monitoramento em um centro comercial no Interior do Ceará e com uma pretensão de diminuir significativamente o índice de violência na área. Serão usadas tanto câmeras fixas, como as giratórias, que alcançam até 800 e ângulo de 360º. "

Esse novo projeto, feito a pedido da CDL de Juazeiro, ainda é um embrião. Precisamos nos reunir em outros momentos com a diretoria da entidade para definir detalhes, como valor, número de câmeras, locais de instalação, quantidade de funcionários da empresa contratada que farão o monitoramento, quantidade de viaturas, enfim, tudo isso será decidido nos próximos encontros", explica Cláudio.

O secretário adjunto de Segurança Pública do Município, Wladimir Carvalho, disse que o órgão tem todo interesse em fazer parceria com a CDL para unir o projeto de monitoramento que já existe com o do centro comercial que está sendo feito.

"Estamos aqui para mostrar abertura nessa negociação e fortalecer o monitoramento da cidade. Pensar em segurança pública é isso, trabalhar em parceria, fechando a porta de entrada e saída de Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte (Crajubar), para oferecer à população uma sensação maior de segurança. Evitar não evita, mas com o sistema de segurança eletrônico fica mais fácil localizar placas de veículos e pessoas envolvidas em crimes", disse o secretário.

Benefícios e localização
No projeto mais avançado, o da Secretaria de Segurança Pública da cidade, as câmeras estarão localizadas na Rua São Pedro, a principal do comércio, Praça Padre Cícero, Rua Padre Cícero, bairro Triângulo, Avenida Castelo Branco com a Avenida Padre Cícero, num dos cruzamentos mais movimentados da cidade.

O serviço custará R$ 40 mil mensais de manutenção para os cofres públicos e para a empresa Corpvs, vencedora da licitação. Já o projeto da CDL ainda não tem preço definido, porém, o presidente Michel Araújo garante que irá lutar por parceiros e patrocinadores para viabilizar o benefício ao maior número de lojistas possível.

"Os empresários podem até considerar um custo, como de fato é. Mas é uma necessidade que nós empresários temos que ter. No projeto da CDL, pretendemos disponibilizar o monitoramento para o centro comercial, mas, se o lojista quiser fazer de acordo com o porte da empresa, não sai tão caro e ele consegue acompanhar pelo celular, notebook, tablet tudo que acontece dentro da empresa, mesmo estando fora e 24h. Sem falar que, com esse projeto que a CDL está fazendo, pela Corpvs, o associado terá um preço diferenciado".

Para a CDL de Juazeiro do Norte, a previsão é de que os ajustes neste projeto ocorram o mais breve possível e o monitoramento no centro comercial deve estar em funcionamento, no máximo, até o fim deste ano. Assim, provavelmente, as compras de Natal já serão bem mais tranquilas. Com esse incremento na segurança, o impacto nas vendas do comércio local deve ser gigante. Afinal, empresários, funcionários e clientes terão a sensação de segurança tal qual em um shopping.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis