Crato (CE): Artistas querem discutir Cultura durante processo eleitoral

Um grupo de artistas cratenses realizou uma intervenção artística nas principais ruas do centro da cidade com o intuito de chamar a atenção para a necessidade de se discutir políticas públicas para a Cultura.

Os artistas Alexandre Lucas e Lidiane Cursino encarnaram dois personagens, o Capitão Maionese (Lucas ) e a Avechada (Lidiane) e saíram com uma placa e muito bom humor conversando com as pessoas. O uso do humor para discutir Cultura foi a forma encontrada pelos artistas para questionar, nesse início de embate eleitoral, o espaço que será dado para a área nas gestões que se iniciam em 1º de janeiro do próximo ano.

“Na verdade nossa intervenção tem como objetivo abrir o debate para que os candidatos aproveitem o processo eleitoral e apresentem propostas concretas para a área cultural, bem como, para a cidade de forma geral”, afirma Lucas.

Para ele, os artistas cratenses querem aproveitar o momento para fazer um debate claro sobre o tema. “Pensamos que a Cultura não pode ser uma política apenas de gestão, mas uma política pública de governo, permanente”, avalia. Alexandre afirma ainda que esse, entretanto, é o pensamento dos artistas. “Queremos saber o que os políticos pensam”, diz.

A intervenção durou um dia inteiro. Os dois artistas saíram com uma placa com os dizeres “Candidato que não tem proposta é uma....” e conversaram com as pessoas. Para eles a receptividade foi positiva. O trabalho é fruto da percepção dos artistas e não tem conotação partidária.

Os artistas pretendem fazer novas intervenções e montar uma verdadeira campanha política tendo como “candidato” o Capitão Maionese, que teria o objetivo de impulsionar o debate sobre a cultura e sobre a cidade de forma geral.

Eles prometem em breve retornar com novas intervenções. “As pessoas acham engraçado em um primeiro momento, mas também refletem sobre os problemas da cidade e a cultura”, afirma.

Após as intervenções nas ruas os artistas irão agora montar uma campanha virtual de intervenções divulgando temas a serem debatidos no processo eleitoral.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis