As piores heranças que seus pais podem deixar para você

Dívidas na praça. Uma vó doente pra cuidar. Uma casa caindo aos pedaços. Nenhum puto no banco.

Você acha que essas são as piores heranças que seus velhos podem deixar pra você?

Engana-se. As piores são as GENÉTICAS!

Algumas delas você vai receber, com certeza... Pode esperar. Confira:

8) Alcoolismo
Filhos de alcoólatras não necessariamente estão fadados a casar com a garrafa também. No entanto, pesquisas recentes mostram que cerca de 50% do risco de alcoolismo é determinado pelos genes -- o ambiente é responsável pela outra metade. A doença é considerada geneticamente complexa, o que significa que diversos genes participam e podem afetar os indivíduos de maneiras diferentes.

7) Câncer de mama
A causa do mal ainda é um mistério, porém estudos descobriram que mutações em genes específicos, como o BRCA1 e BRCA2, acarretam alguns tipos de câncer. As mulheres que herdam essas alterações tendem a sofrer com o câncer de mama já no início da vida. Os homens com BRCA1 têm mais chances de câncer de próstata, enquanto o BRCA2 colabora para a formação de nódulos nas mamas masculinas, além do pâncreas.

6) Daltonismo
Cerca de 4% da população mundial não consegue distinguir o vermelho do verde, e atinge 20 vezes mais homens que mulheres. E por que ele acontece? Os genes referentes aos receptores do vermelho e do verde ficam próximos do cromossomo X. Os homens possuem somente um da categoria, o qual herdam da mãe. Enquanto isso, as mulheres têm dois, que compensam um ao outro em caso de daltonismo.

5) Doença do Coração
Um histórico familiar de doença do coração, diabetes, derrame ou pressão alta não são bons para o seu coração. Filhos de pais com doenças cardiovasculares são mais suscetíveis a desenvolvê-las. Além disso, uma pessoa com defeito congênito no órgão provavelmente terá uma criança com o mesmo problema.

4) Geminidade
Apesar do nascimento de gêmeos idênticos ser um evento esporádico, gêmeos fraternais são mais comuns de nascer. Uma mãe que concebe gêmeos bivitelinos carrega um gene que a faz liberar múltiplos ovos durante a ovulação, o que é chamado de hiperovulação. Quando o homem também tem o gene, o mais provável não é que ele seja pai de gêmeos, mas que sua futura filha conceba gêmeos idênticos-- é por isso que a geminidade as vezes “pula” gerações.

3) Espinhas
Você pode mesmo culpar seus pais por seu problema com acne! Estudos mostram que diversos garotos forrados com espinhas no colégio têm histórico familiar de problemas de pele. Além disso, pais que sofreram casos graves também passam o mal adiante.

2) Intolerância à Lactose
Pensava-se que a aversão chinesa pelo leite era cultural, até que cientistas descobriram nos anos 60 a intolerância à lactose dos asiáticos, africanos e sul-europeus. Nos últimos 10 mil anos, uma mudança genética permitiu que a habilidade de digerir leite evoluísse, mas apenas onde a produção leiteira era a norma. Se você tem intolerância ao leite, seus ancestrais provavelmente não tinham vacas no pasto.

1) Calvície
Apesar da calvície ser comum em homens, os cientistas ainda não descobriram a verdadeira causa do problema. É claro que a genética conta muito, porém seu pai não é o único culpado na história. A careca é uma herança que envolve diversos genes de ambos os pais. Pessoas com um tipo raro e permanente de calvície chamado alopecia perdem todos os pêlos do corpo e passam o mal para seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis