Mauriti (CE): Trecho da Transposição é investigado

O trecho do Projeto de Integração do Rio São Francisco que passa pelo município de Mauriti está sob investigação do Ministério da Integração em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU). De acordo com auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), há indícios de irregularidades nas obras do Eixo Norte da transposição (canal de 402 km, que corta os Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte), que foram executadas pelo 2º Batalhão de Engenharia do Exército.

Segundo a auditoria, houve superfaturamento da obra. Pagamentos de serviços de escavação e transporte de material em quantidade superior à prevista na última revisão do projeto executivo do empreendimento foram detectados. O superfaturamento é estimado pelo tribunal em mais de R$ 7 milhões. O valor total do repasse feito aos militares no Eixo Norte foi de R$ 143,2 milhões. “Essa irregularidade é decorrente da fiscalização inadequada por parte do Exército, bem como pelo acompanhamento deficiente do órgão repassador dos recursos, o Ministério da Integração Nacional”, aponta a auditoria.

As obras foram realizadas por cerca de 1,8 mil trabalhadores, entre militares e funcionários de empresas particulares contratadas para a execução de alguns serviços. A investigação também foi estendida a Salgueiro (PE), Floresta (PE) e Custódia (PE).

Em nota, a CGU disse que investigação está em andamento e as informações são de caráter sigiloso. Ao término do trabalho o relatório será encaminhado aos órgãos responsáveis (Ministério das Integração Nacional, Polícia Federal, Ministério Público Federal, TCU, entre outros).

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis