Soldadinho-do-araripe: Preservação da espécie é reconhecida

O projeto desenvolvido em prol da preservação do pássaro soldadinho-do-araripe, que atinge parte da pequena porção da mata atlântica no sul do Ceará, teve reconhecimento do Programa Empreendedores da Conservação (E- Cons). O trabalho é desenvolvido pelo biólogo cearense Weber Andrade de Girão e Silva, que participou da descoberta da espécie, em 1996, e hoje atua pela preservação da ave.

O projeto é o único representante do bioma caatinga no E- Cons. O trabalho é uma iniciativa da ONG curitibana Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), em parceria com o HSBC. A entidade incentiva projetos de conservação da biodiversidade em seis diferentes biomas do País.

Comprometimento
O lançamento nacional do Programa E-Cons tem o objetivo de reconhecer e estimular o trabalho de pessoas comprometidas com a conservação da biodiversidade no Brasil. E esse resultado será refletido na prática até 2014, período que garantirá um apoio significativo às ações que vêm sendo desenvolvidas em prol do soldadinho-do-araripe.

Para Weber Andrade, esse programa faz com os projetos tenha maior sustentabilidade. Segundo ele, a última contagem do soldadinho-do-araripe aconteceu em 2010, já que o trabalho envolve uma equipe de pesquisadores. A publicação do resultado da existência de 177 casais em reprodução e 800 espécies foi lançada em 2011, após o período de reprodução, que aconteceu entre um ano e outro.

Ele afirma que, ano passado, não houve condições, e agora está apenas aguardado a fase reprodutiva para iniciar nova contagem já por meio do Programa.

"Com esse apoio, temos condições de realizarmos as visitas, a contagem e atuar na conservação do meio ambiente", diz ele. A história do projeto foi um dos principais aspectos que levou ao programa. No ano passado, o soldadinho-do-araripe obteve mais uma vitória em prol da sua preservação, com o lançamento do Plano de Ação Nacional para a Conservação do pássaro endêmico da região do Cariri.

Plano de revisão
Com isso, a ave passou a ser a primeira no Brasil a ter um plano de revisão, em cinco anos, o que representou um grande avanço dentro do plano anterior, que já vinha sendo trabalhado. Motivo de grande comemoração para os ambientalistas, mesmo a ave ainda estando na categoria de criticamente em perigo de extinção. O objetivo de todo esse esforço é evitar a extinção do Antilophia bokermanni, nome científico do soldadinho-do-araripe.

Ave endêmica da área da Chapada do Araripe, principalmente, as mais densas e com maiores reservas de fontes de água, é uma das seis espécies do Brasil a contar com plano específico. No Nordeste, são apenas duas, o soldadinho-do-araripe e, na cidade de Canudos, na Bahia, a arara-azul-de-lear.

Nas próximas três estações reprodutivas, serão examinados o declínio e ascensão da ave. Para isso, será necessário um grande esforço da equipe, que terá de percorrer cerca de 130 fontes na área da Chapada do Araripe realizar a contagem. Por ser um ano de seca, o registro começará mais tarde, provavelmente em outubro. É a fase crítica, que vem sendo monitorada mensalmente pelos estudiosos, segundo Weber. Mas, resta a esperança dessa contagem ser iniciada ainda neste mês. A esperar pelo canto do resistente soldadinho-do-araripe como sinal.

Nesta primeira fase, o programa conta com seis empreendedores da conservação localizados na Caatinga, Mata Atlântica, Mata Atlântica Urbana, Cerrado, Amazônia e Pantanal.

O diretor executivo da SPVS, Clóvis Borges, explica que o objetivo do programa é dar reconhecimento e visibilidade a pessoas realmente comprometidas com o tema da preservação da biodiversidade e que tenham projetos e estratégias já desenvolvidas de conservação.

Mais informações
Instituto Cultural do Cariri (ICC)
Praça Filemon Teles, s/n
Centro de Crato
Crato/CE
Telefone: (88) 9999.8457

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis