Juazeiro do Norte (CE): Campanha de trânsito simula acidentes para impactar condutores

Com simulações de acidentes em plena praça do Giradouro, um dos pontos mais movimentados de Juazeiro do Norte, está sendo realizada de forma impactante a Semana Nacional de Trânsito, dentro da programação, que tem chamado a atenção dos condutores.

Ontem à noite, mais uma vez, os condutores tiveram a oportunidade não apenas de se depararem com veículos totalmente destruídos em função dos colisões e capotamentos, mas de uma simulação envolvendo diversas vítimas. Quem passava pelo local, realmente acreditava na possibilidade de ali ter acontecido um acidente grave com várias vítimas fatais, que estavam sendo socorridas por agentes dos serviços de emergência. “Várias pessoas estavam sendo resgatadas num terrível acidente”, conta Sara Menezes, que se surpreendeu ao saber que aquilo não passava de uma campanha de trânsito para chamar a atenção das pessoas.

Segundo o secretário de Segurança Pública de Juazeiro do Norte, Herdez Miranda, a campanha envolve várias parcerias, e o objetivo é envolver a sociedade. Uma série de ações estão sendo trabalhadas, com as escolas do município, além das universidades. Nas ruas estão sendo intensificadas as blitze educativas, com a mensagem de responsabilidade no trânsito, e conhecimento para o cidadão, para que use os equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança, capacetes, e não faça o uso do celular ao volante.

Entre primeiro semestre de 2014 e o primeiro de 2015, a secretaria contabiliza a redução de acidentes envolvendo motos e carros. Relacionados aos carros foi de 22% e, motocicletas, 16%. Uma das coordenadoras da campanha, Micaele Azevedo, destaca que a intenção é justamente chamar a atenção dos condutores de carros e motos, para que fiquem mais atentos, já que uma das causas maior de acidentes está relacionada à distração no trânsito, que pode ser fatal, em grande parte dos casos.

Com o lema “Seja Você a Mudança no Trânsito”, o Demutran destaca que pelo menos 90% das mortes no trânsito envolvem motocicletas. Para isso, além dos veículos acidentados, foi inserida uma moto no local das simulações. A campanha foi aberta no último dia 18 e prossegue até 25 de setembro, e tem a parceria da Secretaria de Habitação local e Polícia Rodoviária federal. Após a solenidade de abertura, foi realizada na cidade uma caminhada pela paz no trânsito, da praça da prefeitura até a praça Padre Cicero.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis