Setor gastronômico tem queda de 30% no Cariri

O faturamento médio do setor gastronômico caiu cerca de 30% no primeiro semestre de 2015 no Cariri, conforme a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), na região. A queda supera em quase três vezes o percentual nacional do primeiro trimestre do ano, quando o setor retraiu 8,39%, se comparado ao quarto trimestre de 2014.

Para o presidente da Abrasel no Cariri, José Bezerra Feitosa Júnior, "o setor segue a baixa na economia nacional". Ele acredita que a queda reflete a busca do consumidor por refeições mais baratas. "O caririense tem buscado pratos com preços mais em conta e, em alguns casos, evitando algumas refeições fora do lar, o que consequentemente reduz o faturamento das empresas", avalia o dirigente.

Soluções inovadoras
Feitosa destaca que, nos últimos anos, o setor de alimentação fora do lar manteve reajustes acima da inflação, mas que não há mais margem para aumentos excessivos. O presidente adverte que o momento é de buscar soluções inovadoras e se "reinventar para o mercado". Para ele, o primeiro semestre do próximo ano poderá ter "retração ainda um pouco maior".

O presidente lembra, ainda, que a crise não distingue "os pequenos dos grandes empresários". "Devemos sempre enxergar o lado positivo das situações, mesmo em momentos delicados, como este. O empresário, seja de pequeno, médio ou grande porte, deve se readequar a nova realidade, para futuramente crescer de forma organizada". A Abrasel Cariri conta atualmente com cerca de 80 associados.

Alternativas
Para tentar reaquecer o segmento, a região aposta em pratos e ambientes inovadores. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac-CE) realizou, na semana passada, o "Saberes & Sabores - edição Cariri 2015: na rota da inovação", que atraiu cerca de sete mil pessoas durante três dias.

Para o gerente de Negócios Estratégicos do Senac-CE no Cariri, Isaac Coimbra, a realização do "Saberes & Sabores" marca um novo tempo na gastronomia do Cariri. "O Senac vem desenvolvendo um conjunto de ações para fomentar o setor, gerando novas oportunidades e novos postos de trabalho no setor que mais cresce no País, apesar da crise", acrescenta Isaac.

Coimbra reconhece o declínio no faturamento, no entanto, mostra-se otimista quanto ao crescimento do setor. "O seguimento da gastronomia teve uma queda em um momento em que vários outros também declinaram, portanto, é normal. O "Saberes & Sabores" traz uma nova perspectiva para o setor, pois, além de incrementar, fortalece os restaurantes e conquista um novo público, elevando o faturamento", pondera.

"Apesar de a programação ter sido encerrada no último sábado (12), o evento continua dentro dos restaurantes, qualificando os profissionais da área", acrescenta Coimbra.

O evento foi realizado em uma localidade estratégica, onde, em um único bairro, se concentram mais de 30 estabelecimentos, com os mais variados cardápios. Ainda conforme o gerente de Negócios Estratégicos, o Senac tem ofertado consultoria em diversos níveis, "até mesmo para ajudar a baratear o prato", finaliza.

O consultor de Gastronomia do Senac-CE, Ivan Prado, corrobora o pensamento de Isaac Coimbra e afirma que o Cariri é uma "região próspera e similar à Capital", ao justificar a escolha do local para realização do evento. Ele analisa o momento delicado da economia, contudo, considera que a região tem potencial para reverter a curva declinante no setor gastronômico.

Para o presidente da Abrasel, o evento foi realizado em um momento ímpar. "Apesar de contar com dezenas de cursos de nível superior, a região do Cariri ainda não dispõe de uma formação na área da gastronomia. Portanto, a presença de vários chefs, alguns de renome nacional, possibilitou capacitação aos profissionais em um momento de contenção de gastos".

Feitosa Júnior pondera que para reverter situações de queda, seja em qualquer seguimento, os empresários devem "se readequarem e buscar alternativas inovadoras".

"Saberes & Sabores"
A proposta de transformar a região do Cariri em um grande palco da gastronomia regional e nacional foi contemplada, garante Isaac Coimbra. Durante os três dias de evento, cerca de sete mil pessoas passaram pelos dois espaços situados na Praça La Favorita e no Hotel I-uá.

A comida regional ganhou destaque dentre os oito restaurantes, quatro food trucks e lounges instalados no espaço "Senac na Praça". Entre os pratos que fizeram maior sucesso, destacam-se a Tapioca com Tilápia, Cortine de Cordeiro Caririense com Purê de Feijão Verde, Pão Caseiro com Crosta de Queijo Coalho e Brownie de pé de moleque com brigadeiro de Coco.

Faturamento
"Usar produtos e artigos locais, além de regionalizar o prato, trazendo um ar inovador, barateia os custos de produções e atrai o público", lembra Isaac, como alternativa para alavancar o faturamento dos empresários deste seguimento.

O gerente de Negócios Estratégicos do Senac ressalta que "a intenção é tornar o evento presente no calendário anual da cidade, vide o sucesso da primeira edição".

Audiência
7 mil pessoas, aproximadamente, estiveram presentes durante três dias na primeira edição do "Saberes e Sabores", na Praça La Favorita e no Hotel I-uá.

Mais informações
Abrasel Regional Cariri
Rua Sargento José Marcolino Brasileiro 
Bairro Lagoa Seca
Juazeiro do Norte
Fone: (88) 3512-3403

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis