Juazeiro do Norte (CE): Comunidades rurais começam a enfrentar problemas com a falta de água

O reduzido volume das chuvas nos últimos invernos tem causado sérios problemas com a queda no nível dos reservatórios e do próprio lençol freático em Juazeiro. Algumas localidades rurais já enfrentam dificuldades, como é o caso do Sítio Taquari e a saída será o abastecimento por meio de carro-pipa. Nesta quarta-feira o Secretário do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Francisco da Silva Lima, e o coordenador de Agricultura e Abastecimento da SEMASP, Roberto Sampaio, foram ver o problema de perto.

No Taquari existe uma cacimba e um poço profundo que abastecem àquela comunidade, sendo que a maior parte é oriunda do cacimbão situado na propriedade do deputado federal Arnon Bezerra. Entretanto, segundo Silva Lima, o lençol baixou muito e só tem em torno de um metro de água o que, com meia hora de bombeamento para a caixa, reduz o nível e a bomba desliga automaticamente. Já o reservatório que fica no morro apresenta algumas rachaduras e será avaliada a possibilidade do conserto.

Enquanto o problema persistir, Silva diz ser determinação do prefeito Raimundo Macedo a garantia do abastecimento do reservatório com carro-pipa de onde sai a distribuição para toda a comunidade. Já existem apelos de outras localidades e a ordem é não deixá-las desabastecidas, o que deve determinar a contratação de mais carro-pipa e fazer uma programação. Roberto Sampaio observou que esse período de setembro até dezembro é sempre difícil, principalmente após invernos fracos. Ele aproveita para apelar aos moradores quanto ao uso racional da água.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis