Servidores do INSS aceitam reajuste salarial e optam por encerrar greve no CE

Após 81 dias com os serviços suspensos, os servidores administrativos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Ceará optaram pelo fim da greve iniciada no dia 7 de julho de 2015. A decisão foi tomada após a realização de assembleia local, na tarde desta sexta-feira (25), que contou com a presença da categoria que atua no Estado.

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece) afirma que a próxima segunda-feira (28) os funcionários retomam as atividades para por em dia os serviços burocráticos. O atendimento externo será reiniciado na terça-feira (29). Segundo o Sinprece, o reajuste oferecido pelo Governo Federal não pode ser chamado de uma conquista, já que, foi inferior ao aumento de 27,5% da inflação.

"Inicialmente, o Governo ofereceu um reajuste salarial de 21% a ser dividido em quatro anos, o movimento não acatou. Optamos pelo reajuste de 10,8% que será dividido em dois anos. A primeira parcela será recebida em agosto de 2016, a segunda só em janeiro de 2017", informou o sindicato.

Ainda conforme o Sinprece, a mobilização dos servidores continuará devido às ameaças das retiradas de alguns direitos já conquistados, como o abono permanente.

Nas agências haverá ainda uma discussão para decidir como será feito o atendimento da demanda reprimida durante o período das atividades suspensas. Na pauta de reivindicações dos servidores também estavam a redução da carga horária semanal e a incorporação de gratificação aos servidores em exercício. Ambas não foram atendidas.

A greve acontecia na maioria das agências de todo o País.  Segundo o sindicato que representa os funcionários, 15 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas nesse período de paralisação.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis