Crato (CE): Pesquisadores da UNIFESP visitam projeto “Mais Cultura nas Escolas”

A Escola Municipal Dom Vivente de Paulo, contemplada com o Programa Federal “Mais Cultura nas Escolas”, recebeu na manhã dessa quarta-feira, 16, a visita de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que teve o objetivo de avaliar o processo de desenvolvimento do plano de atividade cultural do projeto. A equipe pretendeu com a visita, avaliar as ações do programa, a interação com o currículo pedagógico da escola e como foi o envolvimento da comunidade escolar.

Na ocasião os alunos apresentaram o Maracatú, desenvolvido na escola, fruto da oficina realizada pelo coordenador do Maracatu Raízes, Beto Ribeiro. O projeto “Memória Cultural – Resgatando a minha Identidade” é desenvolvido, partindo do pressuposto que a escola é um espaço de interação e construção de conhecimentos. O projeto memoria cultural visa proporcionar aos alunos uma busca de apropriação de vivencias e costumes característicos da cidade do Crato.

Para João Paulo Bezerra, diretor da escola, o projeto focou em fortalecer vínculos dos alunos com a cultura de raiz, resgatando as brincadeiras, brinquedos tradicionais e folclóricos, fortalecendo a identidade cultural da comunidade.

De acordo com a coordenadora pedagógica Darlenny Santana, o projeto é de suma importância para o resgate da cultura popular do Crato. Ela lembrou que com o recurso do “Mais Cultura”, a escola ganhou mais qualidade na execução das ações culturais. “Tivemos a oportunidade de inscrever o projeto no Programa Mais Cultura e isso foi extremamente importante, principalmente, pela questão dos recursos que são oferecidos, assim nós conseguimos dar um salto na melhoria de estrutura de matérias para a escola, para os alunos e para poder investir nos monitores”, ressaltou.

Programa
O Programa Mais Cultura é uma iniciativa interministerial firmada entre os Ministérios da Cultura (Minc) e da Educação (MEC) que tem por finalidade fomentar ações que promovam o encontro entre experiências culturais e artísticas em conformidade com o ambiente onde a escola está inserida e o projeto pedagógico da mesma.  É uma ação conjunta entre escola, artistas ou entidades culturais com o objetivo de aproximar as práticas culturais do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis