Crato (CE): Município debate Orçamento Participativo para 2016, com diversas representações

Com cerca de 100 representações de segmentos da sociedade cratense, foi realizada na manhã de ontem, 24, no auditório da RFFSA, no Município, audiência pública para debater o Orçamento Participativo do Crato, para o ano de 2016. Os debates foram coordenados pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Município.

Os secretários e representantes de setores básicos, como Educação, Saúde, Trabalho e Assistência Social, Cultura, entre outros segmentos, apresentaram planos e projetos importantes que estão sendo desenvolvidos em prol do desenvolvimento do Crato, e tiveram em contrapartida sugestões para o fortalecimento dessas ações, para o próximo ano.

O orçamento deverá ter complementações e alterações, já que ainda será enviado para a Câmara Municipal e estará apto receber novas inserções. O legislativo tem até o mês de dezembro para votar e aprovar a nova proposta de orçamento municipal.

A reunião foi aberta pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do Município, Robério Nogueira, que destacou aspectos essenciais a serem analisados pelos proponentes, incluindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei do Orçamento Participativo, fundamentos do planejamento, a importância da intervenção de todos e a decisão compartilhada para fortalecer os projetos desenvolvidos na cidade, em prol da população.

Estiveram presentes entidades governamentais e não governamentais, associações de bairros, conselhos, secretários municipais e técnicos da administração. O Secretário destacou o momento de se trabalhar novas propostas para a qualificação dos serviços essenciais e melhoria do Crato. Ainda disse que esse era o momento, nessa fase de elaboração do plano por parte do Governo Municipal, mas que haverá a segunda chance para a população, junto à Câmara, com proposições de projetos que achar necessário para o Município.

Algumas pastas, como Educação e Saúde, conforme o secretário, apresentaram os seus planos, que já foram debatidos também em audiências específicas, para se constatar as reais necessidades nas diversas localidades, seja na área urbana ou distritos. O orçamento participativo garante a execução de ações administrativas. A audiência teve o objetivo debater a importância da LOA, além de priorizar as sugestões da população, no texto final que será elaborado pelo Poder Executivo Municipal, estabelecendo as despesas e as receitas que serão realizadas no ano seguinte.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis