Crato (CE): Tem inicio as coletas de sangue para pesquisa sobre vacina contra dengue

A Secretaria de Saúde do Crato está desenvolvendo ações que estão auxiliando o Ministério da Saúde nos estudos sobre uma vacina que deverá imunizar os brasileiros contra a dengue. Nesse contexto a saúde do Crato, por meio dos setores atenção básica, epidemiologia, Mobilização Social, Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF e Programa de Agentes Comunitários de Saúde vêm realizando atividades estratégicas para operacionalização desses estudos.

Já foram feitas reuniões com os representantes da saúde municipal, sob a administração da enfermeira Orlenne Moura, que responde pelo projeto da vacina da dengue na esfera municipal. Tais reuniões foram a principio para um repasse das informações com os parceiros URCA, CREDE e Secretaria de Educação.

Em seguida aconteceu a reunião dos técnicos da Secretaria de Saúde com representantes do núcleo gestor das escolas cratenses municipais e estaduais onde foram dinamizadas todas as informações sobre a prática da pesquisa. O repasse dos conhecimentos foi administrado por representantes do laboratório Vidas que junto do laboratório mineiro Hermes Pardini são imprescindíveis nas análises.

Nesse encontro foi discutida a estratégia para serem feitas coletas de sangue necessárias para o desenvolvimento das investigações. Na ocasião foi decidido junto com os gestores escolares que as escolas organizariam um cronograma para realização de reuniões com os pais e ou responsáveis pelos alunos que possivelmente participarão da pesquisa. No ensejo será feita a apresentação do projeto para os pais e após a aceitação serão iniciadas as coletas de sangue. A Coordenadora da Mobilização Social Iracema Mariano explica que a participação no projeto é de decisão livre e a Secretaria de Saúde do Crato ofertará aos participantes um hemograma completo e a dose de vitamina A.

A primeira escola a participar será o Colégio Estadual Wilson Gonçalves, hoje pela manhã.

A continuidade do projeto será da forma proposta: reuniões para disseminação de informações e de acordo com a aceitação, as coletas de sangue vão acontecendo. Ontem foi realizada na Creche Manoel Almino- Vila Alta, Hoje será a vez das Escolas Aldegundes Gomes de Mattos- Vilalta, Creche Liceu Diocesano , Projeto Menino Jesus. Próximo dia 28 Escola Sonia Callou, no dia 30, Creche Projeto Nova Vida e Escola José do Vale.

Esses estudos tem como proposta produzir uma vacina que não só vai evitar mortes, como também os casos de mobilidade, porque a dengue é uma doença muito enfraquecedora em que a pessoa fica debilitada por semanas.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis