Crato (CE): Família celebra aniversário de 100 anos de Maria Pia

As famílias Araújo Lima e Gonçalves se reúnem hoje para celebrar uma data significativa: 100 anos de Maria Pia de Araújo Gonçalves. O reencontro com familiares e amigos será no Crato, onde ela mora e vive a maior parte da vida.

Nestes 100 anos de vida, ela conta e relembra, ainda com muita lucidez, as histórias que viveu em Mauriti, em Santana do Cariri e no Crato. A celebração será neste sábado, às 18 horas, com uma missa, seguida de recepção na Ravenala Eventos, localizada na Rua Pedro Agostino de Souza, no Barro Branco.

Anjo da guarda
Nascida em 10 de outubro de 1914, em Mauriti, Maria Pia é a única filha ainda viva de Augusto Leite de Araújo Lima e Maria Carolina de Araújo Lima. Viveu a infância e a adolescência nas fazendas da família, Quixabinha e Descanso, em Mauriti, sempre acompanhada do seu anjo da guarda e sua irmã mais velha, Isolina Augusto de Araújo Lima. Foi a irmã, na verdade, quem ajudou na sua criação, pois a mãe, Carolina, tivera treze filhos, sendo doze nascidos vivos.Na juventude, sempre ajudou na criação e educação de seus sobrinhos e sobrinhas, com carinho e disponibilidade. Estudou até o ensino médio. Em 1953, casou-se com Antônio Gonçalves de Oliveira, aos 39 anos. Daí passou a chamar-se Maria Pia de Araújo Gonçalves. Da união nasceram, como diz ela, suas três joias: Maria Carolina, Maria das Graças e Marta Maria. Passou, então, a lutar para educá-las, contando sempre com o grande apoio do seu irmão, monsenhor Raimundo Augusto de Araújo Lima, falecido em 1992.

Depois do casamento, ficou morando nas fazendas com sua mãe e suas irmãs solteiras, Aurea Augusto e Isolina. Mulher forte e batalhadora, não deixou que as filhas ficassem sem educação. Com o marido Antônio, funcionário dos Correios, foi morar em Santana do Cariri. Lá, as filhas estudaram em escolas públicas e no ginásio da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (Cnec). Sempre contaram com seu apoio e incentivo. A educação, para Maria Pia, era o legado que deixaria para as filhas.

Com o amor de mãe, Maria Pia colheu os frutos do seu trabalho. As três filhas seguiram a vida profissional com os próprios métodos: Maria Carolina, bacharel em Direito e funcionária de carreira do Banco do Brasil, aposentada; Maria das Graças, funcionária de carreira do Banco do Brasil, aposentada; e Marta Maria, formada em Pedagogia e professora do Estado do Ceará.

Sacrifício
Maria Pia viveu com muitos sacrifícios, sempre acompanhada pelo seu anjo bom, Isolina. E hoje, ao completar 100 anos de idade, é um exemplo, pela doçura e pela palavra amiga. A data será compartilhada com familiares, amigos, agregados que fizeram e fazem parte desta jornada da sua caminhada de vida.

Mais informações
Celebração: Ravenala Eventos
Data e horário: 18/10/14 - 18h
Rua Pedro Agostino de Souza
Bairro Barro Branco
Crato - CE

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis