Crato (CE): Inventário da Oferta Turística abre espaço para novos projetos no setor

Realizada solenidade de entrega do Inventário da Oferta Turística do Crato. O evento aconteceu nesta terça-feira (13), no auditório da Associação Comercial e contou com a presença de autoridades municipais, representantes do setor empresarial e diversas instituições do Município. Na ocasião, alunos do Instituto Federal de Educação e a coordenadora dos trabalhos, professora Ione Chaves, do IFCE, do campus Fortaleza, realizaram a apresentação do documento, que conta com mais de 3 mil páginas e começou a ser elaborado em março deste ano, por meio de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato.

Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Turismo, Venâncio Saraiva, destacou a importância do documento e disse que esse é o momento de partir para a ação. Ele aproveitou para ressaltar que o projeto continua sendo constantemente enriquecido e atualizado, com a criação de um programa específico para manter o processo de atualização dos documentos, possibilitando ao Município contar com informações reais relacionadas aos seus principais potenciais de desenvolvimento no segmento turístico.

Durante a apresentação, a professora Ione destacou aspectos importantes levantados pela equipe, diante do vasto apanhado de informações nos segmentos do turismo, cultura, infraestrutura, religiosidade, meio ambiente, restaurantes, hotéis, equipamentos na área de segurança, saúde, entre outros setores.

O inventário foi desenvolvido por uma equipe de alunos do curso de bacharelado em Turismo, com a coordenação de professores, tendo à frente Ione Chaves. O trabalho é o resultado acadêmico de ensino e também de extensão, prestando um serviço à sociedade. No caso do turismo, o inventário consiste em levantar, identificar, registrar e divulgar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos, com suas respectivas estruturas de apoio e instâncias de gestão. Com isso, foram levantadas informações relacionadas aos equipamentos e potenciais turísticos, possibilitando planejamento e a gestão, além da elaboração de projetos que venham beneficiar o setor.

O levantamento de informações foi realizado em diversas instituições, além do levantamento de um farto acervo fotográfico. Ela destaca a importância do desenvolvimento de um turismo de base sustentável e a estruturação de uma das cidades do Estado que considera de um grande potencial para o desenvolvimento do setor. Os dados foram inseridos em formulários atuais, do Ministério do Turismo, com a nova metodologia adotada. O trabalho foi realizado em blocos, destacando a infraestrutura disponível, incluindo os equipamentos e serviços turístico, além dos atrativos naturais, culturais, eventos, atividades econômicas e realizações técnicas.

Ainda durante a solenidade, o vereador Paulo de Tarso anunciou ao público que o artista João do Crato será o novo agraciado pela Câmara Municipal, com o Título de Cidadania Cratense. Ele leu sua extensa biografia, com destaque para atuações na área cultural e também no tocante a sua experiência na área de políticas sociais nas comunidades. O artista encerrou a noite, interpretando o Hino do Crato.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis