Crato (CE): Crato representado durante audiência pública do MPF

Hildo Júnior, Secretário de Meio Ambiente e
Controle Urbano do Crato
A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato, tendo à frente o subsecretário Hildo Júnior, participou durante a tarde de ontem, de audiência pública para tratar da situação da Mata Atlântica e da APA da Chapada do Araripe. O evento foi realizado pelo Ministério Público Federal, tendo à frente o Procurador da República, Rafael Ribeiro Rayol. Foi tratado, entre os diversos municípios incluídos na área, do desrespeito à lei e o fracionamento indevido de imóveis rurais na área, o que tem provocado acúmulo de lixo e aumento de demanda por recursos naturais.

Na oportunidade, foram levantadas várias problemáticas relacionadas à área, além de presentadas sugestões e novas propostas no intuito de garantir maior proteção da Mata Atlântica e conter o processo de degradação e o avanço das ocupações desordenadas.

Consta ainda no inquérito que a espécie de ave conhecida como "Soldadinho-do-Araripe" (Antilophia bokemanni), com reprodução e alimentação restrita a nascentes dessa unidade de conservação, não está recebendo a devida proteção. "O vale do Cariri cearense é o setor da Chapada do Araripe habitado por este pássaro, que está ameaçado de extinção em virtude da falta de proteção adequada dessa zona", ressalta o procurador.

O debate esteve aberto a toda sociedade e contou com a participação de órgãos e entidades como ICMBio, Ibama, Semace, Polícia Federal, PM Ambiental, Incra, prefeituras e secretarias de meio ambiente dos municípios afetados, associações de moradores e produtores rurais dos municípios afetados, além de lideranças da sociedade civil organizada.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis