Crato (CE): Carreata abre comemorações à padroeira N. S. da Penha

Uma carreata prevista para acontecer por volta das 19 horas de hoje marca a abertura dos festejos alusivos a Nossa Senhora da Penha, padroeira deste município e de toda a Diocese de Crato. A concentração dos participantes se dará em frente ao estádio Mirandão, de onde os veículos partirão em direção às principais ruas e avenidas da cidade. O final do percurso acontece em frente à Catedral da Sé.

A expectativa é de que o número de participantes na edição da carreata deste ano supere o evento realizado em 2013, quando foram registrados cerca de 3 mil veículos. O tema da comemoração este ano é: "Com Maria, Mãe da Penha, Celebremos as Alegrias do Ano Jubilar".

A festa também comemora os 246 anos de existência da paróquia de Nossa Senhora da Penha e o centenário da Diocese. O cortejo que abre as comemorações em torno da padroeira deverá passar por todas as paróquias da cidade. Na Catedral da Sé, serão hasteadas bandeiras. O bispo diocesano de Crato, dom Fernado Panico, fará o pronunciamento oficial de abertura das comemorações. Entre as novidades da programação deste ano está à participação do padre Reginaldo Manzotti, que deverá realizar, pelo menos, uma oração em louvor a Nossa Senhora e entoar uma de suas canções católicas.

Durante todo o período de festejos, além dos noitários, uma vasta programação social e religiosa será desenvolvida, por meio da realização de quermesses, missas, novenas, caminhadas e procissões.

Folclore
Por conta da abertura da festa coincidir com o Dia do Folclore, também estão confirmadas apresentações culturais e artísticas com grupos de tradição do município, como grupos de maneiro pau e os irmãos Aniceto, por exemplo. A ação será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. De acordo com o padre Francisco Edmilson, pároco da catedral da Sé, cerca de 100 mil pessoas deverão participar dos festejos durante os dias de comemorações.

Coroação
A maior movimentação de público, no entanto, deverá ser observada no último dia de festa, quando cerca de 70 mil fiéis são esperados para a procissão de Nossa Senhora da Penha. A data marca, ainda, a coroação da padroeira do município, que será feita por um cardeal encaminhado pela Santa Sé para representar o Papa Francisco nas celebrações ao centenário da Diocese.

"A vinda deste cardeal no encerramento dos festejos é uma prova de que o Papa Francisco tem o desejo de estar próximo de toda a nossa população", avalia Francisco Edmilson, explicando, ainda, que a peça a ser utilizada no ato da coroação de Nossa Senhora da Penha também foi um presente da Santa Sé. "Em todo o Brasil há, caso não haja engano de minha parte, somente seis imagens de Nossa Senhora. O Vaticano decidiu nos presentear este ano com a coroa que será utilizada no ato de encerramento desta nossa festa. Será um momento de muita emoção e simbolismo", ressalta o padre.

No Cariri, além de Crato, Nossa Senhora da Penha também é padroeira do município de Campos Sales. Conforme historiadores, a imagem da santa chegou à região em meados do século XVII, trazida por colonizadores.

Folclore
Os relatos místicos em torno da padroeira acabaram por inserir sua imagem ao contexto do folclore brasileiro. Uma antiga lenda conta que o monge francês Simão Vela sonhou, repetidas vezes, com uma imagem de Nossa Senhora no sopé de uma serra conhecida como Penha de França. O local teria importância histórica por ter sido palco de uma vitória conquistada pelo rei Carlos Magno, durante batalha travada contra os mouros.

Depois de caminhar por três dias, sem interrupções, o monge parou para descansar, momento em que observou uma senhora acompanhada de um filho próximo a ele. A idosa, então, indicou ao religioso um caminho onde encontraria o que buscava. Com a ajuda de pastores da região, acabou encontrando a imagem que lhe aparecia durante os sonhos. Decidiu, então, construir uma pequena capela que logo passou a ser conhecida como local de milagres realizados por meio da interseção de Nossa Senhora da Penha, atraindo grande número de visitantes.

Além de participar do primeiro dia em torno das comemorações a Nossa Senhora da Penha, padroeira do município de Crato, o padre Reginaldo Manzotti se apresenta à população do Cariri durante a realização da segunda edição do "Evangelizar é Preciso", que acontecerá a partir do meio dia de amanhã, no pátio da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, popularmente conhecido como Praça do romeiro. O evento é organizado pela Fundação Educativa Salesiana Padre Cícero.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis