Sua saúde: 2ª dose da vacina contra HPV é disponibilizada

A primeira dose da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) atingiu 89,86% do público alvo no Ceara. No total, 218.199 doses foram aplicadas. No próximo dia 1º, inicia-se a segunda etapa da imunização. As meninas de 11 a 13 anos que receberam a vacina a partir do dia 10 de março deste ano devem ficar atentas ao período da campanha.

Em todo o País, a cobertura vacinal na primeira dose é de 87,17%, com 4,2 milhões de adolescentes vacinadas. Para a segunda imunização é necessário levar o cartão de vacinação ou o documento de identificação. Cada garota deverá tomar três doses para completar a proteção.

Meninas que receberam a primeira dose aos 13 anos, mas que já completaram 14 anos terão que se vacinar nesse período. Aquelas que ainda vão iniciar o esquema precisam estar na faixa etária entre 11 e 13 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

Público-alvo
A público-alvo da vacinação é composto por adolescentes do sexo feminino na faixa etária entre 11 e 13 anos de idade em 2014; 9 a 11 em 2015; e 9 anos de idade em 2016. No caso da população indígena, o intuito é atingir índias entre 9 e 13 anos, em 2014, e de 9 anos de idade do segundo ano em diante.

A vacina contra HPV tem eficácia de 98,8% comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e não tiveram contato com o vírus.

Ela é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. A infecção está associada ao câncer de colo de útero.

O HPV é um vírus capaz de contaminar a pele ou as mucosas. Na maioria dos casos, não apresenta sintomas e é eliminado pelo organismo espontaneamente. Ele pode ficar no organismo durante anos sem a manifestação de sinais e sintomas. A transmissão se dá por contato com a pele ou mucosa infectada.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis