Sertão do Ceará recebe oitava edição do Festival dos Inhamuns

O Sertão dos Inhamuns, Sul do Ceará, recebe de 19 a 23 de agosto nos municípios de Parambu, Quiterianópolis, Aiuaba, Tauá e Arneiroz, a oitava edição do Festival dos Inhamuns Circo, Bonecos e Artes de rua.

Na primeira etapa desta oitava edição o evento acontece em circuito garantindo apresentações em cinco municípios. A caravana tem como ponto de partida a cidade de Arneiroz, sede da Arte Jucá que realiza o festival e diariamente viajam as demais cidades da região com toda estrutura necessária para realização dos espetáculos.

Cada cidade receberá cerca de 10 atrações a cada noite dentre intervenções, espetáculos teatrais, circenses, de bonecos e grande cortejo com participação de todos os artistas.

Dessa vez, um caminhão e um ônibus serão totalmente preparados para se instalarem nas cidades, fazer as apresentações e seguir para outro destino. O caráter mambembe cada vez mais presente num dos maiores festivais de circo e artes de rua do Brasil

As apresentações internacionais ficam com os grupos Latin Duo - (Peru), que pelo segundo ano se apresenta no Ceará, Tallarín con Banana (Chile) e Tony Fratello  (Argentina).

Em 2014 foram inscritos 210 grupos de todas as regiões do País, da América Latina e Europa sendo selecionados 19 grupos sendo 12 do Ceará, três sul americanos, um da Paraíba e três do Rio Grande do Norte.

Ainda este ano o festival terá uma segunda etapa onde os grupos se apresentarão nos pólos (Arneiroz e Tauá) e em distritos e bairros destes municípios. A data ainda não foi definida. “Queremos abranger mais localidades e integrar mais os grupos com o público e os artistas locais. O festival é um desafio a cada edição quando pensamos no seu aspecto socioeducativo e cultural”, explicou Robson Cavalcante diretor geral do festival.

O Festival dos Inhamuns é uma realização da Associação dos Amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz – ARTEJUCÁ e conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes - Funarte, apoio institucional das prefeituras Parambu, Quiterianópolis, Aiuaba e Tauá e produção da Iluminura Produtora Cultural.

Grupos selecionados
Bando La Trupe - Natal (RN), Bonecos Gigantes – Quixeré (CE), Bricoleiros – Fortaleza (CE), Cervantes do Brasil – Icapuí (CE), Cia. Cultural Ciranduís – Janduís (RN), Cia. de Teatro Epidemia de Bonecos - Fortaleza (CE), Grupo Bumba Meu Boi de Quixeré – Quixeré (CE), Grupo de Teatro Quem Tem Boca é Pra Gritar - João Pessoa (PB), La Charanga – Itapipoca (CE), Palhaço Zé Ninguém – Fortaleza (CE), Palhaço Consultinha - Fortaleza (CE), Reisado do Mestre Ema – Arneiroz (CE), Robertinho do Chicote – Fortaleza (CE), Trupe Caba de Chegar – Fortaleza (CE), Grupo Juká de Teatro - Arneiroz (CE), e Projeto Galpão das Artes da Escola Profissional de Tauá - Tauá (CE), Tallarin com Banana (Chile), Latin Duo (Peru) e Tony Fratello (Argentina).

Sobre o Festival
O Festival dos Inhamuns Circo, Bonecos e Artes de Rua é um importante encontro de artes cênicas realizado no sertão dos Inhamuns, interior do Ceará. É o único em todo o estado cearense que trabalha com as múltiplas linguagens do Circo, Bonecos e Artes de Rua.

Em 2014, o Festival chega a sua oitava edição com a participação de companhias teatrais, artistas circenses, bonequeiros, pesquisadores, performances e amantes da arte pública de todo o País e do exterior transformando o Sertão dos Inhamuns em um grande palco de entretenimento, reflexão, formação e intercâmbio.

Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis