Jardim registra a maior chuva do ano

Com 137mm, o município de Jardim, na região do Cariri, registrou a maior chuva de 2013. Outras com menor intensidade aconteceram em mais 18 cidades. A Fundação Cearense de Meteorologia explica que o fenômeno é próprio da pré-estação, devendo ocasionar ainda precipitações isoladas no Ceará nas próximas 72 horas.

As chuvas caídas em Jardim começaram por volta das 19 horas de anteontem e se estenderam até as 3 horas de ontem, embora tenham ocorrido com maior volume entre as 22 e 23 horas de domingo passado.

Segundo o morador Expedito Rodrigues, os transtornos se fizeram sentir principalmente no período da manhã, quando várias casas ficaram alagadas nos bairros de Bela Vista e no Morro do Téteu - Cohab 2. Na parte central da cidade, houve ocorrências de queda de árvores, além da lama que tomou conta de ruas e avenida principal.

Fenômeno
O meteorologista da Funceme, Leandro Valente, disse que as precipitações ainda não têm nenhuma relação com a quadra invernosa.

Ele explicou que decorrem do vórtice ciclônico de altos níveis, que atua junto do sistema atmosférico denominado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZACS). Esse sistema ocasionou recentemente chuvas fortes no Rio de Janeiro e é responsável pelo transporte de umidade para o Nordeste.

"Nossa estimativa é que o sistema continue atuando no Ceará nas próximas 72 horas", informou o meteorologista, ressaltando que um quadro com esse perfil tem uma durabilidade de quatro a cinco dias. Ele reiterou que o prognóstico em relação à quadra chuvosa de 2013, que se dá entre os meses de fevereiro e maio, somente deverá ser divulgado na última semana deste mês, após uma análise de modelos padrões. Isso acontecerá após uma reunião que haverá dos dias 22 a 25 deste mês entre representantes de órgãos de pesquisa de meteorologia.

"O prognóstico não depende somente da Funceme. Nós discutimos com outros órgãos, onde a análise principal é a Zona de Convergência Intertropical, que é o principal sistema que atua na quadra do Nordeste", afirmou.

Outras chuvas 
De acordo com o órgão estadual, ainda choveu em mais 14 municípios entre o último domingo até ontem, com mais intensidade na macrorregião do Cariri.

Apesar do volume de chuva intenso na cidade de Jardim, o mesmo não foi repetido em outros municípios cearenses. Na cidade de Maracanaú, o volume total de chuvas foi de 23mm, seguido de Porteiras, com 22mm.

Os menores índices foram registradas nos municípios de Icó (2mm) e Penaforte (1,5 mm). Além da expectativa de recarga em alguns reservatórios, o que não é descartado pela Funceme, as chuvas proporcionam um considerável conforto térmico em algumas localidades cearenses.

Em algumas cidades, o calor tem sido atenuado pelas precipitações, a exemplo do que acontece em Fortaleza e na sua Região Metropolitana.

Mais informações
Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) 
Avenida Rui Barbosa, 1246
Aldeota 
Fortaleza 
Telefone:  (085) 3101-1088 

MARCUS PEIXOTO
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis