Sua saúde: Suco de frutas não são tão saudáveis quanto parecem...

Sucos de frutas geralmente são vistos como fontes de saúde. Gelados, coloridos, repletos de vitaminas e água. Aparentemente, um alimento ideal para uma boa saúde, certo?

Infelizmente, não.

O suco seria ideal se fosse a fruta completamente liquidificada e misturada em água. Geralmente o que acontece, no entanto, é que se espreme apenas o caldo da fruta e adiciona-se uma boa dose de açúcar refinado.

Quando isso acontece, o suco torna-se um disparador de insulina no nosso organismo. O pico de insulina gera uma energia que nós não gastaremos em tão pouco tempo e que, portanto, será acumulada sob a forma de gordura.

Se a fruta fosse completamente liquidificada e o suco não fosse peneirado, estariam presentes as fibras da fruta. Assim, a absorção da frutose (o açúcar da fruta) seria realizada de forma lenta, sem o pico de insulina.

Da maneira como tomamos normalmente, o suco é basicamente frutose e sacarose, além dos micronutrientes como vitaminas e minerais. Ou seja, é puro açúcar no sangue.

Para piorar, muitos sucos vendidos em supermercados e restaurantes são de polpas congeladas e pasteurizadas. Isso quando não são encaixotados e enlatados cheios de conservantes e outros aditivos químicos.

Sucos de polpa ainda são mais saudáveis que refrigerantes. Suco da fruta é ainda melhor. Sem açúcar, melhor ainda. Com a fruta toda batida, o ideal. Se só houver o suco de caixinha ou lata, melhor pedir uma água mineral.

Fonte: Mude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis