Juazeiro do Norte (CE): Cidade não tem serviço móvel de urgência

Este município ainda não tem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A previsão de oferta é para julho deste ano. Pelo menos é o que espera o secretário de Saúde, Damásio Soares. A precariedade dos serviços de ambulâncias coloca os próprios pacientes em perigo. Um dos funcionários do setor, que não quis se identificar, disse que os poucos veículos existentes na cidade para o transporte de pacientes alguns sequer possuem oxigênio. Os carros estão em péssimo estado de conservação e alguns sem condições de estarem circulando.

Mas, mesmo com os novos veículos para renovação de frota do Polo 1 e implementação dos serviços no Polo 2, e Polo 3, que insere a regional do Cariri, ainda não foi divulgada uma data oficial em relação ao início dos serviços. O secretário destaca a urgência para serem iniciados na cidade. Com o começo da administração, ele afirma que está regularizando os atendimentos básicos, um deles o Programa de Saúde da Família (PSF) e, em seguida, irá tratar das ambulâncias.

Enquanto isso, os próprios usuários reclamam dos péssimos serviços. No caso de um acidente em maiores proporções, órgãos como o Corpo de Bombeiros têm que entrar em ação para o atendimento. A única Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel existente na cidade não funciona de forma integral, segundo um dos motoristas. Ontem pela manhã, ele esteve na secretaria para entregar documento solicitando peças para uma das ambulâncias, que estava em condições precárias e sem possibilidade de funcionamento.

Segundo o Corpo de Bombeiros, onde se encontra apenas uma ambulância, em casos de acidentes com mais de uma vítima é solicitado o apoio dos veículos do município. Mas, nesse caso, apenas para transportes, porque os motoristas não são capacitados para os atendimentos de casos de urgência, conforme um dos agentes da corporação.

Um dos maiores agravantes desses casos é, principalmente, a falta de manutenção dos veículos. O número pequeno de ambulâncias muitas vezes dificulta os atendimentos em grande escala, principalmente nos casos de emergência. Os pacientes mais graves e com traumas, que inclui os acidentados, são encaminhados para o Hospital Regional do Cariri (HRC), por meio da ambulância do Corpo de Bombeiros. Já os casos mais simples, são conduzidos para hospitais como São Lucas, ou para o Tasso Ribeiro Jereissati.

A implantação do serviço aos pacientes da região previa no início a inserção de mais 39 ambulâncias, no Polo 3, que inclui a região, para atender 44 cidades da macrorregião, no Cariri e algumas cidades do Centro-Sul. Juazeiro irá centralizar o Samu, que terá sede no Centro Multifuncional. O prédio ainda está em conclusão nas proximidades do Mercado dos Romeiros.

O secretario Damásio Soares disse que esse serviço deve ser implantado na cidade o mais rápido possível. Ele afirma que ainda não teve acesso ao processo do Samu. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está renovando e ampliando a frota de ambulâncias.

Pátio
Já estão no pátio do Samu e em processo de licenciamento e emplacamento sete novas ambulâncias que vão substituir unidades mais antigas. As ambulâncias substituídas permanecerão como unidades de reserva da frota, que passa a contar com 50 veículos, sendo oito unidades avançadas (UTIs móveis). Em fevereiro, a frota será ampliada com 18 novas unidades básicas e quatro UTIs móveis, totalizando 22 novas ambulâncias.

Com a frota de 72 ambulâncias, o Polo 1 do Samu Ceará 192 ganha novo desenho com a incorporação de 32 municípios ao raio de cobertura, que passa dos atuais 47 para 79.

De acordo com a Secretaria, o Polo 1 do Samu Ceará 192 passará a dar cobertura aos municípios de dez regiões de saúde da macrorregião de Fortaleza e parte da macrorregião do Sertão Central. A exceção é Fortaleza, que tem Samu próprio. Com a ampliação, o serviço dará cobertura à população de 2.928.885 habitantes dos 79 municípios, que representam 48,8% da população do interior do Estado.

A universalização da cobertura, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado, se completará com a implantação do Polo 2, com cobertura de 1.554.685 habitantes de 55 municípios da macrorregião de saúde de Sobral, e do Polo 3, no Cariri, com cobertura de 1.516.626 habitantes de 49 municípios.

Socorro
O Samu integra a Rede de Atenção às Urgências do Ceará. Com transporte sanitário, qualifica o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192. O atendimento de urgência e emergência é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento.

O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto, de AVC e crises convulsivas, realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

Em casos de informações e reclamações os usuários devem ligar para o Samu Polo 1, pelo telefone (85) 3260-3797 ou pelo e-mail ouvidoria.samupolo1@samu.ce.gov.br

Mais informações
Secretaria de Saúde do Estado
Avenida Almirante Barroso, 600 - Praia de Iracema
Fortaleza
Telefone (88) 3101.5123

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis